sexta-feira, 25 de maio de 2012

SALÃO DO TURISMO 2012


FESTIVAIS GASTRONÔMICOS

A gastronomia mineira é uma das manifestações culturais mais expressivas do Estado. Bastante reconhecida, a culinária típica de Minas Gerais é referência tanto para o turista nacional quanto para o visitante internacional. Os festivais gastronômicos foram o tema da palestra do empresário do setor de entretenimento e gastronomia, Rodrigo Ferraz, no Salão do Conhecimento, realizado durante o 4º Salão Mineiro do Turismo, no Minascentro.

Ferraz é um dos organizadores do maior evento de alta gastronomia do Estado, o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Realizado há 15 anos, o já tradicional festival, que acontece no mês de agosto, promoveu, no ano passado, festins com 15 chefs nacionais e internacionais, e movimentou público de cerca de 35 mil pessoas na cidade histórica.

Rodrigo contou o case de sucesso dos dois últimos festivais de cultura e gastronomia realizados em Tiradentes e apresentou números que confirmam o crescimento do setor gastronômico no Brasil. De acordo com o empresário, em 2011, o setor gerou cerca de R$ 411 bilhões para economia do país. “Temos em Minas Gerais cerca de 12,6% das indústrias ligadas ao setor da gastronomia. Os grandes festivais gastronômicos realizados no Estado, como o Comida di Buteco, Brasil Sabor e o Festival de Gastronomia de Tiradentes fortalecem ainda mais a identidade da culinária típica de Minas Gerais, tanto que uma das referências que se tem ao se falar de Minas é a culinária mineira.”

Rodrigo Ferraz apresentou o case de sucesso dos dois últimos Festivais de Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Salão Mineiro do Turismo - O 4º Salão Mineiro do Turismo é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com o Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos, Ministério do Turismo, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, Azul Linhas Aéreas,  Sebrae-MG,  Mercado Central,  Confederação Nacional do Comércio, FIEMG,  Programa Turismo de Negócios, por meio do Fundo BID FUMIN, Companhia Mineira de Promoções, Master Turismo e Pampulha Turismo.

O evento é considerado um dos mais importantes do setor turístico do Estado e é um convite para que o mineiro escolha opções de viagens e roteiros turísticos por todas as regiões do Estado e, ainda, um espaço para a preparação e qualificação da cadeia produtiva para os grandes eventos que o Brasil e Minas Gerais passarão a receber nos próximos anos.

Para mais informações, acesse: www.salaomineirodoturismo.com.br