segunda-feira, 28 de maio de 2012

CHEF EDUARDO AVELAR APRESENTA OS SABORES DE MINAS NO 4º SALÃO MINEIRO DO TURISMO


O chef Eduardo Avelar, uma das principais referências da gastronomia mineira contemporânea, falou sobre os sabores de Minas durante palestra, no sábado (19/05), no Salão do Conhecimento, realizado no 4º Salão Mineiro do Turismo, no Minascentro.

Em parceria com Eduardo Maya, idealizador do festival Comida di Buteco, e com o produtor cultural, Ralph Justino, o chef montou a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público “Conspiração Gastronômica”. De acordo com Eduardo Avelar, o objetivo da Conspiração é dar um toque de modernidade na já renomada gastronomia do Estado.  Avelar destacou a diversidade brasileira e de Minas Gerais. “Temos vários produtos que caracterizam as regiões mineiras como a carne de sol, a cachaça, a farinha de mandioca e o pequi. A culinária típica de um local é tão importante que é uma das principais referências para o turista. Temos que ter a consciência da ligação entre gastronomia e cultura e em Minas Gerais temos um modo de preparo artesanal de alguns alimentos que deve ser preservado, pois é o que atrai principalmente o turista internacional”.

Eduardo Avelar - Desde sempre entusiasta da cozinha, foi membro do Clube Gourmet de Minas Gerais, entre 1992 e 1998, ano em que mudou-se para Paris. Lá, formou-se chef em Cuisine et Pâtisserie de Base, no instituto Le Cordon Bleu, a mais tradicional e renomada escola de culinária do mundo, e graduou-se em Cuisine et Pâtisserie Superior no Curso Escoffier, do Hotel Ritz.

À frente do projeto Sabores de Minas, Avelar, desvenda os segredos da cozinha mineira, apresentando roteiros gastronômicos e a diversidade da culinária típica do Estado.

Para mais informações, acesse: www.salaomineirodoturismo.com.br