DICAS DE TURISMO NA SERRA DO BRIGADEIRO: ARAPONGA E FERVEDOURO


Paisagem rural no município de Fervedouro, com Serra do Brigadeiro ao fundo

 Circuito Turístico Serra do Brigadeiro da dica de viagem a Serra do Brigadeiro

Uma dúvida que a maioria dos turistas tem ao planejar visitar um destino em meio à natureza como na Serra do Brigadeiro é em qual época é mais apropriado. O clima pode intervir desfavoravelmente nos passeios, já que o contato com a natureza é direto e a chuva e o frio podem atrapalhar em uma aventura, seja ela trilha, rapel, montain bike ou passeio a cavalo.

Em qualquer época do ano pode-se visitar a Serra do Brigadeiro, mas o ideal é entre os meses de maio e agosto (nas estações de outono e inverno), no período em que a incidência de chuva é menor.

Muitos dos passeios têm limites de visitas diárias e por grupo e os meios de hospedagem em períodos de Alta Temporada podem estar lotados. Fazer as reservas antes de sair de casa é fundamental para que tudo saia como o planejado.

Como chegar

Existem dois acessos a sede do Parque Estadual Serra do Brigadeiro:

1) O mais próximo de Muriaé - sede do circuito - é a portaria ‘Pedra do Pato'. Itinerário: Seguir 60 km pela BR 116 (antiga Rio - Bahia) até chegar à cidade de Fervedouro. Em Fervedouro, seguir 22 km em estrada de terra (BR 482) até o distrito de Bom Jesus do Madeira (conhecida popularmente pelos nativos de Bom Jesus do Madeira como Madeira), continuar por mais 7 km até chegar à sede do Parque.

 2) Já para quem vem de Belo Horizonte, o caminho passa por Viçosa, vai até o trevo de acesso a Ubá, segue sentido São Miguel do Anta e, depois, pela BR 482 até Araponga. A partir daí, seguir por 11 km de estrada de terra até a ‘Portaria Araponga', mais 1 km chega-se ao Parque.

Reservas de estadia

Para qualquer tipo de turismo em época de alta temporada faz-se necessário uma reserva antecipada. Como o turismo na região é novo, não são muitos os meios de hospedagem, apesar de existir pousadas, hotéis e residências rurais, onde foram implantados o turismo de base comunitária, aconselhamos fazer reserva com antecedência para evitar qualquer contratempo. Inclusive, se você pretende ir fora de temporada, é bom ligar pra saber da disponibilidade de vagas, porque, de repente o lugar que você pretende ficar estará em reformas ou reservado para algum evento.

Reservas de passeios

Vale a mesma coisa das reservas de estadia. O número de pessoas por passeio / dia é limitado - tudo em nome da preservação do local.

Os endereços e contatos estão na seção de serviços.

Turismo de Bike

Se você gosta de montain bike ou outro tipo de passeios com bicicletas, você encontra na região, várias possibilidades. Para os passeios, especificamente, eu acho meio improvável que algum guia queira ir e voltar de bicicleta de qualquer passeio, mas acho que se tiver mais gente, com alguém indo de carro na frente e levando-os até lá, você pode seguir atrás e depois curtir o lugar.

Fazer passeios

Uma característica da Serra do Brigadeiro é que ela é uma cadeia de montanhas, tornando sua área bastante extensa e com trechos de difícil acesso, inclusive na área do parque existe locais fechados a visitação, por isso, sempre consulte a gerência do PESB.

Ao chegar à sede do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, você tende a ficar ocioso. A sede administrativa do PESB possui boas instalações, mas depois de conhecê-las, não há muito que fazer (ressalvo alguma eventualidade), restando apenas algumas trilhas a serem percorridas, que por sinal devem ser programadas com antecedência, pois necessitam do acompanhamento de um guia local ou do parque. Se você pretende ir a Serra do Brigadeiro só pra conhecer a sede do parque, é isso que você vai ver.

Bem próximo a sede administrativa do PESB existem dois locais de apoio: Bom Jesus do Madeira, distrito de Fervedouro, no lado leste da serra e a cidade de Araponga, a oeste. São locais bucólicos, simples, daquelas típicas cidadezinhas do interior de Minas. Possuindo uma rua principal, com outras ruas paralelas, possuindo casinhas, comércios e pousadas, mas são lugares bem pitorescos.

Na zona rural de Fervedouro, existe locais onde você poderá se hospedar: em Bom Jesus do Madeira, você poderá se hospedar na Pousada Dona Eva, inclusive, anexo a pousada existe um restaurante, onde você poderá experimentar as delicias da gastronomia local. Para quem quer vivenciar o cotidiano dos moradores locais, existe o sistema de Turismo de Base Comunitária – TBC, onde diversas propriedades rurais abrem as portas de suas casas para receber os visitantes.

Em Araponga, existe a Pensão Sta. Maria e na zona rural, encontra-se a Pousada Serra D’Água, Vale das Luas. Para quem quer vivenciar o cotidiano dos moradores locais, existe o sistema de Turismo de Base Comunitária – TBC, onde diversas propriedades rurais abrem as portas de suas casas para receber os visitantes.


Nas proximidades da sede administrativa do parque as pousadas Serra D’Água e Vale das Luas oferecem melhores instalações, já os demais meios de hospedagem são simples, mas que também podem atender ao visitante.

Os endereços e contatos estão na seção de serviços.

Onde alimentar

Para quem está nas proximidades da sede administrativa do parque as opções são Bom Jesus do Madeira e Araponga. No Madeira, você pode saborear aquela comida caseira feita no fogão à lenha na Pousada Dona Eva. Já em Araponga, você tem a opção de comer na cidade, onde existe o Restaurante Milagre e/ou na zona rural, podendo escolher a Pousada Serra D’Água ou a Pousada Vale das Luas.

Os endereços estão na seção de serviços.

Roupas

Caso você vá no inverno, o clima da Serra do Brigadeiro é ameno, clima de montanha, pois grande parte da região está numa altitude entorno de mil metros. Inclusive, vale à pena levar repelente. Sempre leve protetor solar (leve um que não solte na água), pois seu uso é inadequado para se banhar nas águas límpidas do Brigadeiro. No inverno, enquanto tem sol, a temperatura é quente, mas quando chega à noite, pode fazer bastante frio, por isso lembre de levar bastante agasalho.

Serviços de saúde

Existe um Hospital em Fervedouro e Posto de Saúde em Araponga. Os endereços estão na seção de serviços.

Os endereços estão na seção de serviços de apoio.

Serviços

Guia

Para quem pretende visitar a Serra do Brigadeiro já existe um grupo de condutores capacitados para prestar serviço de guia.

O grupo de condutores se organizou e em dezembro de 2010 criou a ACASA – Associação dos Condutores Ambientais Serra dos Arrepiados. A ACASA é uma entidade sem fins lucrativos que busca desenvolver o turismo em bases sustentáveis na região do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro – PESB e pretende atender amplamente o turismo em todas as suas extensões, além de prestação de serviços culturais, educativos e pesquisas que tenham relação direta ou indireta com o turismo local.

Os endereços e contatos estão na seção de serviços de apoio.

Transporte

O ideal é ir de carro. Você pode se deslocar para todos os lugares sem aborrecimento.

Serviços de Apoio

Fervedouro

Hospedagem

Pousada Dona Eva
Rua B, 23
Distrito de Bom Jesus do Madeira
Tel: (32) 3742-4012

Hospedagem / Turismo de Base Comunitária - TBC

Sítio Paraíso das Pedras
Distrito de São Pedro do Glória
Tel: (32) 8442-9353 / 8405-0998

Sítio Refúgio dos Galdinos
Zona rural, Fervedouro
Tel: (32) 8405-6258 / 8403-7658

Restaurante

Pousada Dona Eva
Rua B, 23
Distrito de Bom Jesus do Madeira
Tel: (32) 3742-4012

Saúde

Hospital Fervedouro
Rua José Henrique, Rodovia BR 116, km 656
Tel: (32) 3742-1237

Guia

Associação dos Condutores Ambientais Serra dos Arrepiados – ACASA
Praça da Igreja, s/n
- Anderson Luiz Filó
anderson_filo@hotmail.com – (32) 8409-7415
- Fabrício Marcolino
fabriciomcln@hotmail.com – (32) 8404-3323
- Cássio Alessandro Teixeira Lopes
cassio_vicosa@yahoo.com.br  – (31) 9254-0014



Terminal Rodoviário

Rodoviária de Fervedouro
Rodovia BR116, km 657
Tel: (32) 3742-1107

Araponga

Hospedagem

Pensão Sta. Maria
Rua Ernesto Kumel, 1
Tel: (31) 3894-1156

Pousada Serra D’Água
Estrada Araponga-Fervedouro
Tel: (31) 8462-4554

Pousada Vale das Luas
Zona rural, Araponga
Tel: (31) 9918-9069 / 9966-1616

Hospedagem / Turismo de Base Comunitária

Escola Família Agrícola Puris
Zona rural, Araponga
Tel: (31) 8417-7507

Sítio Bela Vista
Zona Rural, Araponga
Tel: (31) 8350-3642

Sítio Cantinho da Saudade
Zona rural, Araponga
Tel: (31) 8350-3642

Sítio Pedra Redonda
Zona rural, Araponga
Tel: (31) 3894-1201 / 8351-9945

Restaurante

Restaurante Milagre
Praça do Rosário, 51
Tel: (31) 3894-1242

Pousada Serra D’Água
Estrada Araponga-Fervedouro
Tel: (31) 8462-4554

Saúde

Posto de Saúde
Rua Ângelo Jacovini, 60
Tel: (31) 3894-1132

Guia

A ACASA oferece os seus serviços em vários municípios da Serra do Brigadeiro
Associação dos Condutores Ambientais Serra dos Arrepiados – ACASA

Fonte: Circuito Turístico Serra do Brigadeiro