quarta-feira, 11 de maio de 2011

Festival Gastronômico promove culinária típica em Minas Gerais


A secretária adjunta de Estado de Turismo, Silvana Nascimento dá as boas vindas ao Brasil Sabor, em Minas Gerais

crédito Valdez Maranhão
A secretária adjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, participou na noite desta terça-feira (10), da abertura da sexta edição do Festival Gastronômico Brasil Sabor, em Belo Horizonte. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel MG -, que tem como tema “À Mesa, o Brasil já é Hexa”, visa valorizar a gastronomia como recurso da cadeia produtiva do turismo mineiro.

A idéia é que os estabelecimentos participantes usem a criatividade na criação de pratos com características peculiares às regiões mineiras promovendo a valorização da culinária típica. Nesta edição, 87 bares e restaurantes mineiros participam do festival que termina no dia 10 de junho. A iniciativa abrange 13 circuitos turísticos, 53 estabelecimentos da capital mineira e 34 do interior do Estado, incluindo os cinco Destinos Indutores selecionados pelo Ministério do Turismo: Belo Horizonte, Diamantina, Ouro Preto, São João del-Rei e Tiradentes.

Para Silvana Nascimento, além de incrementar o calendário de atividades dos municípios, eventos como este preparam os destinos para bem receber o exigente turista internacional que estará no Brasil, nos próximos anos, para eventos como a Copa do Mundo e a Copa das Confederações. “Acreditamos que a iniciativa, pela qualidade de sua organização, pela adesão que vem encontrando, pelo estímulo que traz à criatividade culinária, irá propiciar um mês de intensa atividade gastronômica em Minas Gerais.”, destacou.

Já o presidente da Abrasel MG, Paulo Nonaka, afirma que o Brasil Sabor é um movimento que visa evidenciar a gastronomia, destacando que a comida é cartão de visita do nosso país. “Trata-se de uma ótima oportunidade para os turistas conhecerem as delícias do estado, já que 22 cidades mineiras estão envolvidas no evento”, afirmou.

Na abertura do Brasil Sabor, pratos típicos da gastronomia mineira puderam ser apreciados

crédito Valdez Maranhão
Brasil Sabor

O Festival Brasil Sabor é organizado pela Abrasel MG, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais - SEBRAE MG -, Belotur, Governo de Minas e AMBEV.

Entre 10 de maio e 10 de junho, os restaurantes abusam da criatividade e da variedade dos ingredientes regionais no preparo dos pratos. Receitas com lombo, joelho de porco, camarão, moqueca de peixe, costelinha, picanha, bacalhau, polenta, couve, queijo minas, entre outros, incrementam o cardápio do festival. Mas há também pizza, sanduíche, salada, além de carne de cordeiro, capivara e avestruz. Ou seja, são opções para todos os gostos e bolsos, com pratos que evidenciam toda a diversidade gastronômica mineira, com preços acessíveis, que variam R$8 a R$85.

A novidade deste ano é a possibilidade da compra dos pratos por meio de um site de compra coletiva que oferece 50% de desconto do valor original. Mais informações, http://www.brasilsabor.com.br/

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário