terça-feira, 24 de maio de 2011

DIA NACIONAL DO CAFÉ


“Café, uma paixão nacional”

Todo dia é dia de café, como comprova o fato de 95% dos brasileiros acima dos 15 anos consumirem ao menos uma xícara diariamente. De tão popular o cafezinho tornou-se a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Só isso já poderia ser considerado uma grande homenagem a essa bebida. Mas desde 2005, quando a data 24 de Maio foi incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos como Dia Nacional do Café, a comemoração ganhou outra dimensão, passando a ser festejada por industriais, produtores, exportadores, cooperativas, varejo, cafeterias e por todos os apaixonados por café.

A sugestão de se criar o Dia Nacional do Café no mês de maio, época que marca o início da colheita na maioria das regiões produtoras do país, foi feita pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café. O objetivo é promover, valorizar e manter viva, junto aos consumidores, a importância histórica, social e econômica deste produto que é cultivado há 284 anos em terras brasileiras, desde que as primeiras mudas foram trazidas da Guiana Francesa para Belém, no Pará, por Francisco Melo Palheta, em 1727.

Ao resgatar a história, a ABIC também pretende mostrar a razão dessa bebida mundialmente milenar se manter tão moderna e atual: uma prazerosa xícara de café é fonte de energia e também de pausa na correria do dia a dia.

O Brasil é o maior produtor mundial de café, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Estimativa para este ano é que a safra atinja a 43,5 milhões de sacas.

O Sudeste do Brasil responde por 84,32% da produção nacional. O Estado de Minas Gerais é o maior produtor de café do país, com uma produção estimada entre 19.478 mil e 22.125 mil sacas de café beneficiado, participando com 48,17% no limite inferior e 50,77% no limite superior da produção nacional.

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) o café produzido no Estado garante que cerca de 3,5 milhões de pessoas trabalhem no setor, em mais de 90 mil propriedades distribuídas por 677 dos 853 municípios mineiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário