quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bem Receber Copa


Inscrições abertas para cursos de qualificação para profissionais do Ecoturismo e Turismo de Aventura

Aulas são gratuitas e presenciais. No total, 8 mil trabalhadores serão beneficiados. Iniciativa faz parte do Programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo

Brasília/DF – Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos do Projeto Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura, nos estados de Minas Gerais, Ceará, Amazonas e Rio de Janeiro. Inicialmente, serão oferecidas aulas de Gestão Empresarial, Sistema de Gestão da Segurança e Competências Mínimas do Condutor.

A qualificação faz parte Programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo (MTur), que irá capacitar profissionais de diversas áreas ligadas ao setor turístico – hospedagem, serviços de alimentação fora do lar, agentes de viagem e receptivo, locadoras de veículos e companhias aéreas, entre outras.

Nos segmentos de Ecoturismo e do Turismo de Aventura, oito mil trabalhadores de todo o país serão beneficiados. As ações são executadas pela Associação Brasileiras das Empresas de Ecoturismo e Turismo (Abeta).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail cursospresenciais@abeta.com.br. Os interessados devem ficar atentos aos locais dos cursos, que são presenciais. As ações de qualificação atenderão a proprietários de empresas do ramo, guias de turismo, gestores de Unidades de Conservação, agentes e operadoras de viagem. Para mais informações, acesse www.abeta.com.br ou ligue (31) 3227-5707.

OS CURSOS

Gestão Empresarial

 - O foco está nas características da gestão empresarial, inserida na realidade do mercado de Turismo de Aventura e Ecoturismo - inédito no Brasil. O objetivo é abordar as principais áreas do negócio e tornar a administração das empresas mais qualificada e competente. Direcionado aos proprietários e gestores de empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Curso de Sistema de Gestão da Segurança

 - Também destinado aos proprietários e gestores, pretende assegurar a qualidade e a segurança na operacionalização das atividades de Ecoturismo e Aventura. A implementação dos requisitos além de uma necessidade legal das empresas, é um diferencial competitivo no mercado.

Curso Competências Mínimas do Condutor

 - Indicado aos condutores de atividades, reúne os requisitos mínimos da norma técnica ABNT NBR 15285. O intuito é desenvolver habilidades e atitudes para que o profissional conduza as atividades com qualidade e segurança.

SERVIÇOS:

Curso de Sistema de Gestão da Segurança
Destino: Belo Horizonte - MG
Data: De 10 a 12 de maio de 2011
Local: Senac-MG
Endereço: Rua Guajajaras, 40 / 15º Andar - Sala 1505 Centro – Belo Horizonte – MG
Horário: Das 9h às 18h

Curso de Gestão Empresarial
Destino: Rio de Janeiro – RJ
Data: De 30 de maio a 02 de junho de 2011
Local: Universidade Veiga de Almeida
Endereço: Rua Ibituruna, 108 – Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Horário: Das 9h às 18h

Curso de Competências Mínimas do Condutor
Destino: Ouro Preto - MG
Data: De 30 de maio a 03 de junho de 2011
Local: Parque Estadual do Itacolomi – Ouro Preto – MG
Endereço: xxxxx
Horário: Das 8h às 22h

O que é o Bem Receber Copa?

O Ministério do Turismo definiu quatro eixos de atuação para a Copa de 2014 e um deles diz respeito à qualificação profissional, juntamente com promoção e imagem, requalificação do parque hoteleiro e infraestrutura turística.

O Bem Receber Copa é um programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo, em parceria com entidades do setor, que tem como objetivo capacitar o setor de turismo para atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços turísticos, focando em Pessoas, Empresas e Destinos.

Com o slogan “O Sucesso do Brasil na Copa está em Nossas Mãos”, o programa será implementado em parceria com entidades integrantes do Conselho Nacional de Turismo (CNT) dos segmentos de Alimentação, Transporte, Receptivo, Hospedagem, Entretenimento, Negócios e Eventos.

O programa pretende qualificar 306 mil profissionais do turismo até 2013, com metodologia adotada pelo MTur, em cursos presenciais e a distância. Nessa conta, incluem-se todos aqueles profissionais da chamada “linha de frente”, ou seja, aqueles que terão contato direto com os turistas da Copa, em diversas áreas. No primeiro momento serão atendidos: motoristas, camareiros, garçons, recepcionistas, pessoal de aeroportos, entre outros.

Para mais informações, acesse www.bemrecebercopa.com.br/

CONHEÇA O PROGRAMA

O Programa Bem Receber Copa tem como objetivo qualificar o setor de turismo, com foco nas pessoas, empresas e destinos, envolvendo os setores de alimentação, hospedagem, receptivo, segurança para o turismo e serviços em geral.

O sucesso do Programa depende do planejamento estratégico e tático das atividades do Ministério do Turismo, considerado o contexto regional das 12 cidades-sede, conforme política estruturante do Ministério.

O Programa Bem Receber Copa consolidará o país como destino turístico internacional. Entretanto, tal resultado só será alcançado com o planejamento coordenado e integrado de ações.

Um dos pilares da atuação do Ministério do Turismo é a qualificação de cerca de 300.000 profissionais nas 12 cidades-sede e nos demais destinos priorizados no Programa. Nessa conta, incluem-se os profissionais da linha de frente, aqueles que têm contato direto com os turistas, em diversas áreas – hospedagem, serviços de alimentação fora do lar, agentes de viagem e receptivo, locadoras de veículos e companhias aéreas, entre outras.

Para qualificar esses profissionais, o Ministério do Turismo está apoiando projetos das associações de classe, cujos objetivos são...

•Construir programas de treinamento, formatados em trilhas de aprendizagem para desenvolver as competências necessárias à atuação eficiente dos profissionais durante o evento.
•Elaborar conteúdos e materiais de apoio didático a serem utilizados em cada trilha de aprendizagem.
•Implantar sistema integrado de gestão acadêmica, para acompanhar e avaliar o programa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário