sexta-feira, 14 de outubro de 2011

INVETÁRIOS INOVADORES


Municípios baianos realizam levantamento de atrativos turísticos, acrescentando novos elementos à metodologia desenvolvida pelo MTur

Brasília, DF – As secretarias de Turismo de Itacaré e Ilhéus, na Costa do Cacau, na Bahia, estão mapeando os atrativos, equipamentos e oferta de serviços turísticos locais. A metodologia do inventário, com a concepção e execução baseadas em conceitos de inovação, foi validada pelo Ministério do Turismo como um dos projetos-piloto, e servirá de modelo para outros municípios brasileiros.

“Ao habilitar os inventários como projeto-piloto, o ministério reconhece a importância das atividades realizadas em Ilhéus e Itacaré, já que estas servirão como experiências significativas para outros destinos no Brasil”, avalia a coordenadora geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro. Segundo ela, além da questão de sustentabilidade, a inserção destes elementos inovadores na metodologia do MTur, como por exemplo, a utilização dos tablets moderniza o processo de inventariação e agiliza as tomadas de decisão na implementação de políticas públicas.

O coordenador do projeto e membro do Núcleo de Inovação e Tecnologia – NIT da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Marco Aurélio Ávila, explica que foram inseridas inovações em todas as etapas do projeto. De acordo com o coordenador, os objetivos desse novo sistema tecnológico consistem em maximizar resultados, reduzir custos e minimizar impactos socioambientais gerados pelas atividades previstas na inventariação turística.

Entre as inovações, o coordenador destaca a parceria entre entidades públicas e privadas para financiamento do projeto, aliadas à inserção de novos recursos tecnológicos a fim de consolidar instrumentos de participação e sensibilização da comunidade, uns dos princípios norteadores do Inventário da Oferta Turística. Os inventários de Itacaré e Ilhéus estão sendo realizados pelas secretarias municipais de Turismo dos dois municípios em parceria com a Uesc e a empresa Bahia Mineração. 

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário