segunda-feira, 10 de outubro de 2011

GASTRONOMIA NA SERRA – PIRAPANEMA






Artesanato

Restaurante

Bruno Augusto acompanhado da namorada e de amigos

Jader Pedrosa e amigos

José Paulo

Thaís

Pirapanema lotado durante a noite

“Gastronomia na Serra” fomenta o turismo no distrito de Pirapanema

No ultimo final de semana, entre os dias 06 e 09 de outubro, foram realizados simultaneamente três eventos que abrilhantaram Pirapanema, distrito de Muriaé: Gastronomia na Serra, Jazz & Blues na Serra e o Open de Parapente.

A alegria estava estampada em todos que visitaram o lugar nesse final de semana. Havia uma satisfação generalizada mediante ao sucesso do evento: desde os organizadores, a comunidade, os comerciantes e os visitantes.

O Circuito Turístico Serra do Brigadeiro estava presente no evento, representado por seu presidente, Cléber Paradela e pelo assessor de comunicação, Marco Antônio Barros e Juliana Barbosa da Be Happy e nova gestora do circuito.

Em depoimento o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Muriaé – COMTUR, Marco Antônio Barros parabenizou a equipe que trabalhou para realização do evento, a comunidade de Pirapanema que se empenhou e apoiou aos organizadores, o Núcleo de Turismo de Pirapanema, em particular a pessoa do Sr. Jader Pedrosa, ao Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem que ofereceu cursos para capacitação dos moradores de Pirapanema, a Companhia Brasileira de Alumínios, que executou a obra de recuperação da estrada de acesso a Rampa de Vôo-Livre de Pirapanema e tantos outros anônimos que se dedicaram para que a Gastronomia na Serra de Pirapanema, o Jazz Blues e o Open de Vôo-Livre se tornassem uma realidade.

Marco Antônio também disse que são muitos os desafios e ainda a muito para ser feito, pois o turismo precisa ser planejado para médio e longo prazo e que o município de Muriaé precisará investir também em infra-estrutura para qualificar nosso turismo.

Pirapanema

Localizado a quinze quilômetros de Muriaé, Pirapanema está cercada por montanhas e margeada por remanescentes de Mata Atlântica, o ar puro e clima de região serrana proporcionam uma temperatura amena que agrada aos visitantes.

Arquitetura bucólica, típica da zona rural, ainda preservada, revela suas origens, identificam seu povo e ajudam a contar a história do lugar.

O desnível entre a sede do município de Muriaé e o distrito de Pirapanema proporciona ótimo refúgio para quem deseja buscar alívio num clima mais ameno. A região está numa área de transição, onde o relevo sinuoso, de montanhas suaves se depara com o paredão de montanhas mais escarpadas da serra. A cidade de Muriaé está numa altitude aproximada de 200 mts, enquanto que o distrito de Pirapanema entorno de 600 mts, o que propicia  uma variação na temperatura bastante considerável, podendo haver diferença entre 2º a 4º.

Pirapanema possui forte apelo para o turismo, principalmente:

  • Turismo de Aventura: destaque para a prática de vôo-livre;
  • Turismo Rural: com suas montanhas, cachoeiras e belas fazendas que resistiram ao tempo e foram preservadas;
  • Turismo de Observação: as pelas panorâmicas que podem ser apreciadas do distrito e da Rampa de Vôo-Livre;
  • Turismo de eventos: as festas tradicionais e agora com a “Gastronomia na Serra / Open de Parapente” tem tudo para ajudar a consolidar o turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário