terça-feira, 19 de julho de 2011

MINAS GERAIS É O ESTADO BRASILEIRO QUE MAIS RECEBE TROFÉUS DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO

O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, o presidente da Abraluz, Albino Neves e o ministro do Turismo, Pedro Novais, durante entrega do Troféu Roteiros do Brasil

Desde 2009, quando o troféu foi criado, Minas Gerais foi o Estado brasileiro que mais se destacou, totalizando 11, dos 26 troféus já distribuídos

O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, participou, na noite desta quinta-feira (14), em São Paulo, da solenidade de entrega do Troféu Roteiros do Brasil – promovido pelo Ministério do Turismo como reconhecimento aos exemplos de sucesso do Programa de Regionalização do Turismo. Minas Gerais, este ano, juntamente com o Rio Grande do Sul, foi vencedora de três dos nove categorias da premiação. Desde 2009, quando o troféu foi criado, Minas Gerais foi o Estado brasileiro que mais se destacou, totalizando 11, dos 26 troféus já distribuídos.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, a premiação é um reconhecimento do trabalho integrado realizado na gestão do turismo mineiro. “Esta premiação materializa a assertividade de nossa política pública. A organização do turismo mineiro tem dado certo, com o trabalho articulado entre o Governo de Minas, as prefeituras, os trabalhadores da atividade e as Associações de Circuitos Turísticos”, disse.

Minas Gerais venceu as categorias de Gestão Turística Regional, com a Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas; o Caminho da Luz – O caminho do Brasil recebeu o primeiro lugar como melhor roteiro ou destino turístico segmentado e, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, foi eleita no quesito Gestão do Patrimônio Imaterial.

A entrega do troféu marcou o final do segundo dia de atividades do 6º Salão do Turismo, que acontece até o dia 17, no Anhembi, em São Paulo.

Cases de sucesso

Gestão turística regional – A Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas é integrada por 20 municípios e trabalha com  ênfase nos segmentos turísticos de Natureza e Romance, sendo seu principal destino o distrito de Camanducaia, Monte Verde. O distrito foi eleito Melhor Destino de Inverno e Romance do Brasil, pelo Guia 4 Rodas e Editora Abril e, em 2009,  foi escolhido pela Secretaria de Estado de Turismo como Destino Indutor para o Desenvolvimento Turístico Regional de Minas Gerais.

O número expressivo de municípios associados à Associação de Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas foi fator decisivo no planejamento para um desenvolvimento integrado até o ano de 2014, com ações que abrangem  gestão turística regional integrada, desenvolvimento de produtos, promoção e divulgação, produção associada, entre outras ações de desenvolvimento turístico com foco nos destinos.

O Circuito Serras Verdes do Sul de Minas elaborou o Programa de Estruturação da Gestão Turística Regional, que tem como objetivo a capacitação dos municípios para a habilitação ao ICMS Turístico. E também, grande parte das ações executadas pelo Circuito é realizada em parceria com a iniciativa privada. Como exemplo, vale ressaltar a produção dos meios informativos: Revista Divirta-se no Serras Verdes, Guia Prático e Mapa.

Roteiro ou destino turístico segmentado - O Caminho da Luz - Caminho do Brasil é uma rota de peregrinação de aproximadamente 200 km que pode ser percorrida a pé em de 7 a 9 dias. O Caminho, que é sinalizado com setas, marcas e placas indicativas, tem início na cidade de Tombos, a 383 quilômetros da Belo Horizonte – capital do estado de Minas Gerais, e termina no Pico da Bandeira.

O Caminho reserva paisagens deslumbrantes, passando por fazendas centenárias, matas, cachoeiras, santuários e antigas estações ferroviárias.

Gestão do Patrimônio Imaterial -  A Prefeitura Municipal de Ouro Preto, através da Secretaria de Cultura e Turismo, desenvolve desde 2004, várias ações e programas para a preservação do patrimônio cultural do município. Foi implantado o Programa Municipal de Patrimônio Imaterial que prevê as seguintes ações: revitalização de antigas corporações musicais, inventário e registro dos bens imateriais do município, revitalização da tradição natalina de pastorinhas, apoio nas festas tradicionais do calendário festivo-cultural, apoio aos grupos de culturas populares como: folia de reis, boi da manta, guardas de congado, corporações musicais, dentre outros.

Os objetivos dos programas de preservação do patrimônio imaterial do município são os de identificar, inventariar e investir na permanência e manutenção das manifestações populares tradicionais do município.

Crédito: Gil Leonardi – Imprensa MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário