sexta-feira, 15 de março de 2013

HOSPEDAGENS DE MINAS GERAIS RECEBEM CLASSIFICAÇÃO POR ESTRELAS

Lummertz entregou placas do SBClass para hotéis de São Paulo ano passado


Sete empreendimentos do estado receberam placas do SBClass

Brasília (DF) – Mais sete hotéis de Minas Gerais receberam a classificação por estrelas do Ministério do Turismo, pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBCLass). O programa visa padronizar os estabelecimentos brasileiros e garantir ao turista segurança, enquanto consumidor, de que o lugar que contratou para se hospedar corresponde à classificação correta.

As placas foram entregues durante o 5º Salão Mineiro do Turismo, em Belo Horizonte, aos seguintes empreendimentos: Ouro Minas Palace Hotel (hotel, 5 estrelas), em Belo Horizonte; Tauá Hotel e Conventions (resort, 4 estrelas), em Caeté; Pousada Contos de Minas (3 estrelas), em Mariana; Hotel Class (3 estrelas), em Guaxupé; Class Hotel (3 estrelas), em Passos; e dois estabelecimentos da AGM Hotelaria e Serviço, em Varginha (3 estrelas) e Alfenas (3 estrelas).

O MTur participa do evento para dar seguimento às ações desenvolvidas pela pasta nas últimas semanas em busca da harmonização entre os setores público e privado no que diz respeito aos preços dos hotéis durante os megaeventos esportivos – para evitar tarifas abusivas.

Desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o SBClass começou a ser implementado em setembro de 2012. A classificação por estrelas é feita exclusivamente pelo governo federal, com adesão voluntária pelos empresários, e representa um marco para a elevação da competitividade do turismo brasileiro. Existem hoje 30 meios classificados em todo o país: dez com cinco estrelas, sete com quatro, onze com três e dois com duas. Outros 97 estão em processo de classificação. Veja a lista completa dos estabelecimentos em: http://www.classificacao.turismo.gov.br/.

Além das visitas às cidades-sede dos megaeventos esportivos que o Brasil acolhe a partir deste ano, o Ministério do Turismo realiza uma operação proativa para contatar 2 mil hoteleiros para aderirem ao sistema de classificação. “Estamos conversando com as redes para acelerar os processos tanto para o SBClass como para o registro eletrônico, por conta dos grandes eventos e para a modernização do setor no Brasil”, diz Lummertz. “Os estados estão comprometidos a fazer mutirões para o SBClass e também para o registro eletrônico de hóspedes, com o apoio das entidades representativas do setor e das secretarias estaduais”, completa.

CIDADES-SEDE

Durante as reuniões com os empresários das cidades-sede da Copa, o secretário e técnicos do MTur explicam a importância de a rede hoteleira aderir ao SBClass e ao Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRH) e tiram dúvidas sobre os programas. Também oferecem aos empresários uma forma facilitada de adesão ao SBClass, em que os avaliadores vão diretamente aos locais realizar a avaliação, de forma a acelerar a classificação nas sedes dos megaeventos.

As reuniões são promovidas pelo MTur em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Nacional, Fórum de Operadores e Hoteleiros do Brasil (FOHB), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Associação Brasileira de Resorts (ABR) e entidades locais. Já aconteceram em São Paulo (20/2), Brasília (21/2), Rio de Janeiro (25/2), Recife (11/2) e Fortaleza (12/2). Em data ainda não definida, na semana que vem, ocorre a de Salvador, encerrando a rodada de discussões com as sedes da Copa das Confederações, além de São Paulo.

Ascom/MTur

Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco
Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário