quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VIRA BANDEIRA NO CARNAVAL 2012

A 'Liga da Proteção' pretende mobilizar a sociedade contra a exploração sexual de crianças e adolescentes durante o Carnaval 2012
MTur convoca empresas e órgãos oficiais no apoio à Liga da Proteção

Brasília (DF) - As redes hoteleiras Accor e Atlântica são as primeiras a anunciar adesão à campanha ‘Liga da Proteção - Proteja nossas crianças e adolescentes’, iniciativa do governo federal para mobilizar a sociedade contra a exploração sexual de crianças e adolescentes durante o Carnaval 2012 no Brasil.

A articulação foi feita pelo Ministério do Turismo – membro da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - que reúne órgãos da administração federal envolvidos na implementação de políticas integradas para enfrentamento do problema no País.

O MTur apóia a sétima edição da campanha articulando também a participação de órgãos estaduais de turismo, entidades de classe e outras empresas do setor na estratégia de sensibilização nacional.

Idealizada anualmente pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a campanha será reforçada por parceiros do Ministério do Turismo nos destinos turísticos brasileiros que atraem grande número de foliões. A mobilização já está confirmada em 19 capitais do País. São eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Vitória, Belo Horizonte, Natal, João Pessoa, Boa Vista, Campo Grande, Rio Branco, Goiânia, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Manaus, Fortaleza e Belém.

Segundo o coordenador-geral do programa ‘Turismo Sustentável e Infância’ (TSI) do Ministério do Turismo, Adelino Silva Neto, “a rede de parceiros levará a mensagem aos foliões em cartazes e banners que serão instalados em pontos movimentados das cidades”. Conselhos Tutelares de cada estado estarão de plantão durante as festas e a atenção da sociedade brasileira ao tema é peça chave nessa causa, afirma Neto: “É preciso esclarecer as pessoas, orientando-as a denunciar de forma responsável. As denúncias podem ser feitas por meio dos conselhos tutelares ou diretamente pelo Disque 100”.

TURISMO DO BEM

O programa TSI atua, em todo o Brasil, na prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos equipamentos turísticos. De 2005 até agora, foram investidos R$ 27 milhões.

No Brasil, a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime previsto no artigo 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Qualquer pessoa que resida em qualquer estado do Brasil pode discar o número ‘100’ do telefone ou orelhão, e denunciar um caso de violência contra a criança e o adolescente. A ligação é gratuita e o serviço funciona das 8h às 22h, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do Mtur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário