sexta-feira, 24 de junho de 2011

PARQUE ESTADUAL SERRA DO BRIGADEIRO

Estrada de acesso ao Parque Estadual Serra do Brigadeiro
Conheça sobre o Parque Estadual Serra do Brigadeiro

O Parque Estadual Serra do Brigadeiro é considerado um dos últimos redutos de Mata Atlântica e ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira, e reunindo o que há de mais belo da flora brasileira.
           
Sua rica biodiversidade é caracterizada por Mata Atlântica de Encosta e por Campos de Altitude. A Unidade de Conservação possui importância vital na preservação destes dois biomas, ameaçados de extinção e que foi incluída no Projeto Reserva da Biosfera da ONU, ao lado dos parques nacionais do Caparaó e da Serra dos Órgãos e do Parque Estadual do Rio Doce.
           
Criado em 1996, o Parque abrange uma área de 14.984 hectares, onde predominam montanhas, vales, chapadas, encostas além de diversos cursos d'água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce. O Brigadeiro também é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção. Sua fauna diversificada, dentre outros, destaca-se o mono-carvoeiro, também conhecido como muriqui, maior primata das Américas, ameaçado de extinção.

Como chegar?

O Parque do Brigadeiro possui dois acessos:

O mais próximo de Muriaé – sede do Circuito Serra do Brigadeiro – é a portaria ‘Pedra do Pato’ que está a 87 km, seguindo 60 km pela BR116 (antiga Rio - Bahia) até Fervedouro, acessar a BR482 e percorrer 20 km por estrada de terra até o distrito de Bom Jesus do Madeira, mais 7 km até chegar na sede do Parque. Já para quem vem de Belo Horizonte, o caminho passa por Viçosa, vai até o trevo para Ubá, segue o acesso para São Miguel do Anta e, depois, pela BR 482 até Araponga. A partir daí, seguir por 11 km de estrada de terra até a ‘Portaria Araponga' do Parque.

Mapa do Circuito Turístico Serra do Brigadeiro
O Parque não possui área de camping e a visitação deve ser feita no período diurno. Consulte a administração antes de visitar os atrativos do Parque pelo telefone: (32) 3721-7491. Horário de Funcionamento: 7 às 17 horas.

Qual a melhor época para visitação?

Durante todo ano pode ser feito visitação a Serra do Brigadeiro, mas a melhor época para fazer turismo em meio à natureza vai de maio a agosto. Variando de ano pra ano, conforme a precipitação das chuvas.

Dicas:

Nunca esqueça! Sempre peça autorização (ao gerente, proprietário, responsável, caseiro,...) antes de ir a qualquer lugar. E de preferência faça o pedido com antecedência.

Não tire nada, além de fotos,
Não deixe nada, além de pegadas,
Não mate nada, além do tempo,
Não queime nada, além de calorias,
Não traga nada, além de saudade.

Fonte: Circuito Turístico Serra do Brigadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário