quarta-feira, 20 de abril de 2011

"Não dá pra explicar, tem que viver!"

Localizado a sudeste de Minas Gerais, em plena Zona da Mata encontra-se o Circuito Turístico Serra do Brigadeiro, uma associação que integra 12 municípios com identidades e afinidades turísticas, culturais e econômicas. Tendo como principais potenciais turísticos o Ecoturismo, Turismo Rural e de Negócios que compõem esta bonita região desbravada pela Estrada de Ferro Leopoldina. Certificado em 31 de março de 2007 recebeu o renovo da certificação em 2008.

Seu principal atrativo é o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, considerado um dos últimos redutos de Mata Atlântica. O Parque ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira e reúne o que há de mais belo da flora brasileira.

Seus principais atrativos são: o Pico do Soares, 1.985 m; e o Pico do Boné, 1.920 m e; a Pedra Campestre, 1.908 m; o Pico do Itajuru, com seus 1585 m e a Pedra Redonda, 1.572 m; além, é claro, de suas inúmeras cachoeiras, que proporcionam aos visitantes deliciosos e refrescantes banhos.

O Parque do Brigadeiro possui dois acessos: O mais próximo de Muriaé – sede do circuito – é a portaria ‘Pedra do Pato’ que está a 87 km, seguindo pela BR 116 (antiga Rio-Bahia) até chegar à cidade de Fervedouro. Em Fervedouro, seguir 20 km em estrada de terra até o distrito de Bom Jesus do Madeira, continuar por mais 7 km até chegar à sede do Parque. Já para quem vem de Belo Horizonte, o caminho passa por Viçosa, vai até o trevo de acesso a Ubá, segue sentido São Miguel do Anta e, depois, pela BR 482 até Araponga. A partir daí, seguir por 11 km de estrada de terra até a ‘Portaria Araponga', mais 1 km chega-se ao Parque.


Um comentário:

  1. Região indescritivelmente maravilhosa!!!
    Vale a pena visitar, conhecer e admirar as belezas.
    Estou apaixonada, não sabia que existia uma região tão linda assim em MG.

    ResponderExcluir