Durante o primeiro dia do “4° Salão Mineiro do Turismo”, realizado no Minascentro o economista e assessor de Projetos Especiais do Senac Minas, Hegler Machado Guimarães, inicia seu discurso afirmando: hoje é dia 18 de maio de 2012! Depois faz uma pergunta: já imaginaram o 18 de maio de 2014? A resposta ele não pode dar. O que é possível dizer é que nada estará igual. O mundo estará, mais uma vez, focado na Copa Mundial.
“O que temos que entender é como fazer da Copa uma grande oportunidade”, destaca o economista. A Copa é um desafio e o Brasil precisa ter algo diferente. Na palestra “A capacitação da mão de obra no contexto dos grandes eventos internacionais”, Guimarães evidencia a importância de trabalharmos de maneira a atender os turistas da melhor forma possível.
O economista e assessor de Projetos Especiais do Senac Minas, Hegler Machado Guimarães, durante palestra no primeiro dia do evento “4° Salão Mineiro do Turismo”, no Minascentro
“Em uma visita à África do Sul, os africanos me disseram: ‘nós invadiremos o país de vocês em 2014”, comenta. Portanto, segundo o economista, se não acordarmos não faremos tudo o que precisamos fazer. “Os turistas precisam vir ao Brasil e terem vontade de retornarem depois”, diz. Depois da Copa na África, o turismo aumentou 23%. “Não temos direito de perder essa oportunidade. Temos que ser receptivos”, argumenta o profissional.