TURISMO GASTRONÔMICO DO MUNDO PARA MINAS
Turismo e gastronomia caminham juntos na tentativa de encantar os visitantes e conquistá-los pelo sabor. As tendências e os desafios do turismo gastronômico também foram temas pautados no 4º Salão Mineiro do Turismo. Para debater e apresentar as perspectivas mundiais, o evento contou com a presença do diretor geral do Centro Empresarial Gastronômico e Hoteleiro do México, Antonio Montecinos.
Com muita simpatia ao se comunicar utilizando o “portunhol”, Montecinos definiu que o turismo gastronômico é composto por pessoas que, durante suas viagens, realizam atividades fundamentadas no patrimônio cultural gastronômico tangível e intangível em lugares diferentes aos de seu entorno habitual. “Por um período de tempo consecutivo inferior a um ano, o principal objetivo é consumir e desfrutar produtos, serviços e experiências gastronômicas”, destaca.
Destino gastronômico e turístico é um conjunto de recursos gastronômicos – alimentos, bebidas, utensílios tradicionais, atrações, atividades e produtos gastronômicos – que geram um poder de atração suficiente para induzir o viajante a realizar os esforços necessários para movê-lo em direção a ele. “É o território que, com uma marca, um preço e um lugar no mercado, mantém em grande parte do ano um fluxo de visitantes e turistas numerosos o suficiente para transformar essa atividade em um dos fundamentos da sua economia e desenvolvimento. Alguns bons exemplos são Madrid, Barcelona, Paris e Nova York”, ressalta o mexicano.
Antonio Montecinos – Crédito Priscilla Ázara
Para ele, o grande desafio é que, de forma planejada, o turismo gastronômico seja considerado um produto turístico prioritário, apoiado por políticas públicas internacionais e nacionais vigorosas, tornando-o uma excelente ferramenta para auxiliar de maneira respeitosa, ética e pacífica, o desenvolvimento sustentável regional. “Não há o que se falar em turismo gastronômico sem falar de gastronomia sustentável. O ser humano busca, hoje, por uma alimentação saudável e preza pela sustentabilidade. Engana-se quem pensa que a gastronomia é apenas o prato. Existe todo um sistema alimentar que apenas começa na terra”.
Turismo gastronômico em Minas
Antonio Montecinos enfatizou a importância de Minas Gerais ter a gastronomia como principal atrativo turístico. Disse que o estado tem muito a oferecer e que precisa de mais incentivos para se tornar mundialmente conhecido. “Seria fantástico criar aqui a Rota da Cachaça, assim como existe a Rota da Tequila no México. Nos últimos anos, o número de turistas cresceu 40% na região da rota mexicana. É um grande atrativo aos turistas, uma vez que eles têm a oportunidade de conhecer de perto todo o processo de produção, experimentar e levar os produtos para casa”, aconselha.
Salão Mineiro do Turismo – O 4º Salão Mineiro do Turismo é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com o Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos, Ministério do Turismo, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, Azul Linhas Aéreas, Sebrae-MG, Mercado Central, Confederação Nacional do Comércio, FIEMG, Programa Turismo de Negócios, por meio do Fundo BID FUMIN, Companhia Mineira de Promoções, Master Turismo e Pampulha Turismo.
O evento é considerado um dos mais importantes do setor turístico do Estado e é um convite para que o mineiro escolha opções de viagens e roteiros turísticos por todas as regiões do Estado e, ainda, um espaço para a preparação e qualificação da cadeia produtiva para os grandes eventos que o Brasil e Minas Gerais passarão a receber nos próximos anos.
Para mais informações, acesse: www.salaomineirodoturismo.com.br