Especialistas debatem a importância da realização de um bom planejamento antes de promover um destino turístico
O uso de novas tecnologias de comunicação e técnicas de planejamento e gestão é de grande importância para o sucesso de uma política para o Turismo. Essa foi uma das conclusões do seminário “Tendências, Inovação, Mercado e Novas Tecnologias para o Turismo”, realizado pelo Sebrae-MG, dentro do 4° Salão Mineiro do Turismo. O seminário tratou de assuntos como uso das mídias sociais na divulgação do turismo, a construção de uma marca forte para a divulgação de destinos turísticos, a preparação das prefeituras para planejar e gerenciar as cidades em torno da indústria do turismo e a elaboração de produtos que atendam à demanda dos turistas.
O consultor do Sebrae-MG, Cristiano Lopes, afirmou que é preciso muito conhecimento e planejamento antes de divulgar um destino turístico. “Precisamos entender que não adianta termos um grande produto turístico se as pessoas não conhecem. Ele precisa ser divulgado e colocado na prateleira do consumo. Mas também, para que a gente possa divulgar esse destino, temos que saber com precisão o que divulgar, onde e o objetivo dessa divulgação, principalmente quando tratamos de redes sociais. Estamos falando, aí, de estratégia”, disse.
Para se evitar fracassos e gastos desnecessários, o especialista Maurício Mansur considera que os gestores pensem no posicionamento como um todo de um destino turístico. “Antes de tudo, é preciso pensar: o que eu vou oferecer para o turista que ele não consegue em nenhum lugar? Sem isso, você core o risco de vender preço. Ou seja, colocar seus produtos baratos para atrair os turistas. Vejo Minas Gerais com grande potencial de atrações ainda não exploradas que podem se tornar destinos bem atrativos, desde que haja um planejamento”, observou.
Gramado - Um dos cases retratados durante o seminário foi o da cidade gaúcha de Gramado. O município hoje tem no Turismo a sua principal fonte de renda e praticamente não há desemprego. Ex-prefeito da cidade, Pedro Bertolucci explicou que para um local se tornar destino turístico precisa de um envolvimento de toda a população, como ocorreu em Gramado. “Precisamos da parceria de toda a comunidade para receber bem quem vem de fora. É preciso fazer com que esse espírito se irradie por toda a população. Isso é fundamental”, considerou.
Bertolucci destacou ainda a necessidade de as prefeituras locais com potencialidade turística “darem o primeiro passo” em direção a formação dessa cultura e no incentivo a setores primordiais para atrair os visitantes. “Hotelaria, gastronomia e comércio. Sem isso não se desenvolve o Turismo em lugar nenhum”, disse o ex-prefeito de Gramado.
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