terça-feira, 14 de janeiro de 2014

VOLTA DO ITAJURÚ

CICLISTAS DE MURIAÉ REALIZAM MAIS UM PASSEIO NAS MONTANHAS DA REGIÃO

Estradões, trilhas em meio à mata fechada, cachoeiras, clima ameno e outros atrativos empolgaram os onze ciclistas muriaeenses que realizaram mais um passeio desafiador de mountain bike pela região. Desta vez o grupo teve como objetivo fazer a ‘Volta do Itajurú’, passando por distritos e comunidades rurais de Muriaé, Ervália e Rosário da Limeira.

O biólogo Clélio de Souza Lima Júnior, organizador do passeio ciclístico, fala sobre o percurso: “Nosso objetivo era realizar a Volta do Itajurú, saindo da cidade de Muriaé, seguindo pela BR116 até o distrito de Itamuri, depois passarmos por Belisário, comunidade de Pedra Alta, transpor a Estrada do Careço até chegar a Comunidade do Careço, município de Ervália. Depois, seguir a estrada sentido a Fazenda Iracambi, a cidade de Rosário da Limeira, BR356 até retornarmos a Muriaé”.

Segundo Clélio, o grupo de ciclistas, saiu de Muriaé por volta das 04:30 horas deste domingo (12/Jan) e a chegada a Muriaé foi as 16:30. No percurso foram superados 1056 metros de desnível, percorrendo um trecho de 100 km, em 12 horas contando com as paradas para hidratação, alimentação, troca de pneus, quebras e descanso.

O percurso foi de nível difícil e exigiu muito do grupo, mas tudo foi recompensado pelo cenário maravilhoso e pela adrenalina alta. O primeiro lanche foi servido em Belisário, pela mãe do Gnomo (Joaquim). Depois a alimentação foi dentro da mata, na virada pro Careço e a ultima refeição do passeio foi na cidade de Rosário da Limeira.

Participaram do passeio:

Clélio de Sousa Lima Junior
Dione Pedrosa
Leandro Vieira (Fissura)
Joaquim (Gnomo)
Rafael Rodrigues (Lindinho)
Evandro Lopes de Lima (Miradouro)
Adriana Soares
Eduardo Campbell (Dudu)
Paulo Roberto (Paulinho)
José Antônio (Zé)
Alex Souza

Pico do Itajurú

O Pico do Itajurú está localizado no distrito de Belisário e destaca-se pela imponência, com seus 1.585 metros de altitude, é considerado um dos principais atrativos turísticos de Muriaé. O Itajurú localiza-se no setor sul do Parque Estadual Serra do Brigadeiro e é o segundo pico mais visitado.

A palavra Itajurú é formada pela união de dois vocábulos indígenas: ITA = Pedra, Jururu = Triste. Com o passar do tempo, o nome foi abreviado, ficando então, Itajurú = Pedra Triste. Um lugar de muitas lendas e encantos. Um provável motivo para o nome é que o Itajurú passava boa parte do ano encoberto por espessa camada de nuvens, daí a sensação de tristeza.

Fotos: Clélio Júnior
Ao fundo e ao centro Pico do Itajurú. Parte do grupo posa para foto.

Pico do Itajurú ao fundo e ao centro.

Hora do lanche, já em Belisário.

Em Belisário grupo se prepara para seguir pedal.

Trilha na mata (1)

Trilha na mata (2)

Parada para descanso

Trilha na mata (3)

Graminha (1)

Graminha (2)

Pico do Itajurú numa perspectiva diferente. Região da Graminha.

Clélio Júnior

Cansaço, suor e adrenalina

Tá na hora de aliviar o calor.

Reposição de energia, em Rosário da Limeira

2 comentários: