segunda-feira, 1 de julho de 2013

ESCALADA AO PICO DO ITAJURÚ

Destaque para o Pico do Itajurú ao centro 

Grupo de visitantes no topo do Pico do Itajurú contemplam as paisagens a sua volta 

Paisagens bucólicas da Serra do Brigadeiro

Ricardo Scaramuzzi contempla a natureza do alto do Itajurú

Guia: Zezinho da Paquita 

Centro Multiuso localizado na Comunidade de Pedra Alta, distrito de Belisário, em Muriaé
Grupo aproveita feriado no final de semana para escalar o Pico do Itajurú

Aproveitando o feriado municipal do ultimo sábado (29/06), um grupo de amigos escolheu fazer uma passeio inusitado. Como o tempo estava bom eles tiraram proveito para se aventurarem num arrojado trekking rumo ao cume do Pico do Itajurú. Devido ao acesso ser bastante complexo o trekking pelas trilhas do Itajurú é considerado de nível difícil.

Os turistas foram guiados pelo ambientalista José Álvaro Percínio, mais conhecido por Zezinho da Paquita. O Zezinho além de condutor ambiental é resgatista e brigadista treinado e capacitado pelo IEF e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Após uma caminhada fatigante de mais de três horas e trinta minutos, passando por lugares surpreendentes, o grupo conseguiu atingir o cume do Itajurú as 08:15 da manhã do ultimo domingo (30/06).

“Durante a caminhada pudemos contemplar paisagens incríveis, atravessando vales, montanhas, cursos d’água,... Foi uma aventura inesquecível!” Disse Marco Antônio, um dos visitantes.

No passeio o grupo também aproveitou para vivenciar um pouco da cultura local e para conhecer algumas cachoeiras do distrito de Belisário. Além, é claro, puderam saborear a gastronomia dos moradores da comunidade de Pedra Alta.

O Parque não possui área de camping, sendo assim, o visitante que quiser conhecer o Pico do Itajurú deve se informar sobre os locais do entorno para se hospedar ou acampar. Segundo o site que divulga as Boas Práticas para o Turismo de Base Comunitária, o Núcleo Itajurú possui algumas pequenas propriedades rurais abertas à visitação e hospedagem. Acesse o link e veja alguns locais onde você poderá se hospedar:
Lembre de combinar com antecedência a contratação do serviço para utilização do espaço.

Também o prédio do Centro Multiuso possui estrutura para alojar visitantes. Já em seu pátio externo permite montar acampamento. Lembre de combinar com antecedência a contratação do serviço para utilização do espaço.


Como o Pico do Itajurú faz parte do Parque Estadual Serra do Brigadeiro o visitante precisa pedir autorização a gerencia do parque para visitá-lo. Consulte a administração antes de visitar os atrativos do Parque pelo telefone: (32) 3721-7491. Horário de Funcionamento: 7 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário