sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

COZINHA MINEIRA É HOMENAGEADA NO 11º FESTIVAL GASTRONÔMICO MADRI FUSIÓN, NA ESPANHA


Pela primeira vez homenageando um estado em lugar de todo um país, evento europeu valoriza sabores típicos e a criatividade dos profissionais na culinária mineira

A organização do Madrid Fusión convidou 15 chefs mineiros para apresentar os sabores de Minas no evento. A peculiaridade das matérias primas e dos produtos e a tradição da gastronomia mineira foram fundamentais para que Minas Gerais fosse escolhida.

De acordo com a Pesquisa de Demanda, realizada pela Setur-MG, a primeira imagem que vem à cabeça do visitante quando ele escuta o nome de Minas Gerais: Gastronomia ocupa a primeira posição (17,89%) e montanhas, a segunda (10,78%).

Atualmente em sua 11ª edição, o Madrid Fusión já homenageou as cozinhas de nações como Peru, México e Coreia do Sul. Esta será a primeira vez em que o homenageado não será um país, mas um estado. O fato inédito tem origem no convite feito pelo governo mineiro à organização do congresso, cujos membros visitaram Minas Gerais ano passado, incluindo seu idealizador, José Carlos Capel. Conseqüentemente, selecionaram os nomes que representarão a gastronomia mineira na Espanha.

Já estão arrumando as malas os chefs Edson Puiati (Senac Minas), Eduardo Avelar (Conspiração Gastronômica), Eduardo Maya (Comida di Buteco), Dona Lucinha (restaurante Dona Lucinha), Felipe Rameh e Frederico Trindade (Trindade), Guilherme Melo (Hermengarda), Ivo Faria (Vecchio Sogno), Leonardo Paixão (Taste-Vin), Nelsa Trombino (Xapuri), Pablo Oazen (Assunta) e Rafael Cardoso (Atlântico). 

Destacamos o chef Felipe Rameh, dono do Benedita Bistrô, sediado em Muriaé, cidade do Circuito Turístico Serra do Brigadeiro, localizado na Zona da Mata mineira.

Quase todos atuam em restaurantes de Belo Horizonte, responsáveis por algumas das aulas da programação do evento, que reunirá este ano 41 chefs de 13 países, além dos brasileiros. Eles também estão a cargo do coquetel de abertura do congresso, que este ano tem o mote “A criatividade continua” e, como ingrediente convidado, o café. Nomes de relevância mundial, como o espanhol Andoni Luis Aduriz, o paulistano Alex Atala e o francês Pierre Hermé estarão presentes.