Os Territórios Rurais de Alto Sertão (SE), Vale dos Guaribas (PI), Cocais e Baixo Parnaíba (MA), Cariri (CE), e Serra Geral (MG), vão receber, até março, mais de R$ 4,4 milhões para financiar 17 projetos para o progresso da produção sustentável no campo. Os recursos, já em fase de contratação, são do Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços nos Territórios Rurais (Proinf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A verba vai beneficiar as áreas em situação de extrema pobreza priorizadas pela pasta nas iniciativas do Plano Brasil Sem Miséria.
O secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues, explicou o que é o Proinf e como o programa pode ajudar os agricultores familiares brasileiros.
Sonora (Jerônimo Rodrigues)
É, na verdade, um Pronaf de infraestrutura, que chamamos de Proinf. Esse é um recurso sem retorno para o estado. O tomador, nas comunidades, o governo do estado, os governos municipais e o próprio órgão do governo federal, quando acessam o Proinf, ele vai la, monta uma infraestrutura, pode ser laticínio, pode ser um frigorífico, pode ser uma casa de farinha, pode ser uma escola família, pode ser equipamentos para melhoria de estradas e para produção. A gente entende que isso é uma forma que a gente tem de, diria assim, equipar o rural, principalmente aquele rural mais deprimente, mais pobre.
Segundo estimativas da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), o incremento beneficiará 44 mil famílias produtoras rurais, com renda familiar per capita inferior a R$ 70. O dinheiro empenhado terá como destino a contratação ou a compra de materiais, equipamentos, produtos e serviços necessários para desempenhar as atividades produzidas pelos agricultores familiares.
Jerônimo também informou que o Proinf vai atuar junto ao Pronaf, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O objetivo é que a infraestrutura contratada complemente a produção do município contratante.
Sonora (Jerônimo Rodrigues)
O que nós estamos fazendo é uma modelagem é que esses Proinfs, esses projetos de infraestrutura, eles não sejam descasados, descolados dos outros programas do ministério, do governo do estado. Então, se nós temos um Pronaf em uma região que estimule a cadeia produtiva do leite, a idéia é que o Proinf entre estimulando com infraestrutura laticínios, câmeras frias, frigoríficos, etc. Todos os equipamentos que a gente está colocando, a idéia é que a gente possa casar com as políticas públicas.
Para mais informações, acesse a página do ministério na internet. O endereço é http://www.mda.gov.br/.
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Governo Federal – Brasil: país rico é país sem pobreza
Ficha Técnica:
Duração: 2m49s
Formato: mp3
Tamanho: 997 KB
Nenhum comentário:
Postar um comentário