Distrito de Belisário/Muriaé, ao fundo Pico do Itajuru - Serra do Brigadeiro |
Faça turismo com segurança!
A procura pela natureza vem aumentando sensivelmente, junto com o aumento da poluição e concentração populacional nas cidades. Porém grande parte daqueles que se aventuram em trilhas e florestas pouco conhecem sobre sua própria segurança e conservação do local visitado, colocando em risco sua integridade física e agredindo o meio ambiente.
O planejamento de uma excursão é fator que pode evitar grande parte dos imprevistos. Uma excursão bem planejada diminui a perda desnecessária de tempo, esforço, fome, sede, acidentes e principalmente que o excursionista se perca em locais desabitados.
Turismo seguro na Serra do Brigadeiro
Para quem pretende visitar a Serra do Brigadeiro já existe um grupo de condutores capacitados para prestar serviço de guia. O grupo de condutores se organizou e em dezembro de 2010 criou a ACASA – Associação dos Condutores Ambientais Serra dos Arrepiados. A ACASA é uma entidade sem fins lucrativos que busca desenvolver o turismo em bases sustentáveis na região do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro – PESB e pretende atender amplamente o turismo em todas as suas extensões, além de prestação de serviços culturais, educativos e pesquisas que tenham relação direta ou indireta com o turismo local.
A ‘Serra dos Arrepiados’ do nome da associação é uma referência ao antigo nome da Serra do Brigadeiro, e uma homenagem aos antepassados moradores da região: índios purís que eram conhecidos como ‘índios arrepiados’.
Cachoeira da Bromélia |
Com sede administrativa em Bom Jesus do Madeira, distrito de Fervedouro e bem ao sopé da Serra do Brigadeiro, a ACASA pretende oferecer seus serviços em toda região da serra que abrange os municípios de Araponga, Divino, Ervália, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Pedra Bonita e Sericita.
Atualmente a associação possui condutores capacitados em Ervália, Fervedouro e Muriaé, municípios ligados a região turística do Circuito Turístico Serra do Brigadeiro.
A ACASA tem voltado seus investimentos em formação técnica de seus membros e condutores, inventário dos atrativos, desenvolvimento de roteiros turísticos, entre outras ações de organização interna.
Outra particularidade dos condutores é que vários deles trabalhavam como guarda-parque no PESB e após término de seus contratos foram dispensados pelo Estado sobre a alegação de contenção de despesas – na época eram cerca de 40 funcionários trabalhando no Parque, mas atualmente são apenas 12 –. Muitos deles foram treinados e fazem parte de grupos de brigadistas, também receberam treinamento de resgate na mata, resgate aéreo, orientação por GPS, entre outros.
Cachoeira do Poço |
A ACASA atua em ecoturismo, turismo rural de base comunitária, turismo científico e turismo de aventura. Oferece roteiros de lazer ambiental, caminhadas e montanhismo de aventura. Segundo as normas ABNT de segurança para esportes de aventura, utilizando-se de equipamentos com selo internacional de qualidade UIAA e oferecendo aos clientes o seguro individual ECOTRIP.
Contatos e informações:
Associação dos Condutores Ambientais Serra dos Arrepiados - ACASA
Serra do Brigadeiro – Zona da Mata – Minas Gerais – Brasil
(32) 37424003 - (32) 84043323
(32) 37424015 - (32) 84097415
Fonte: Circuito Turístico Serra do Brigadeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário