quinta-feira, 30 de junho de 2011

TRADICIONAL FESTA DE JULHO DE ANTÔNIO PRADO DE MINAS

De 14 a 17 de julho inicia a Tradicional Festa de Julho de Antônio Prado de Minas

Veja a programação no cartaz:

MAIS ESTRELAS NO BRASIL

Portaria que institui o novo Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem foi publicada pelo Ministério do Turismo

Brasília, DF – O Diário Oficial da União publicou hoje (21) a portaria que regulamenta o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). O sistema regulará o processo e os critérios para o uso da simbologia das “estrelas” por hotéis urbanos, resorts, pousadas, hotéis históricos, cama&cafés, hotéis-fazenda e apart hotel/flats de todo o país.

O sistema vai padronizar e controlar a qualidade dos meios de hospedagem brasileiros, garantindo maior segurança ao consumidor e criando um referencial de mercado para o empresariado. A adesão ao sistema é voluntária. Para fazer parte do SBClass, os meios de hospedagem devem estar no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo (MTur).

O processo de classificação é composto pelas seguintes etapas: requerimento e habilitação; avaliação técnica; homologação; emissão de certificado e outorga de placa; reavaliação periódica; recursos e denúncias.

Técnicos dos institutos estaduais de pesos e medidas, vinculados ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), farão visitas técnicas para verificar em qual categoria o meio de hospedagem se enquadra.

Com a nova portaria, o uso das estrelas como símbolo de classificação hoteleira passou a ser de uso exclusivo do MTur. Os meios de hospedagem foram divididos em sete categorias, que podem receber de uma a cinco estrelas, conforme as novas regras:

• Hotel urbano – de 1 a 5 estrelas
• Resort – 4 ou 5 estrelas
• Hotel-fazenda – de 1 a 5 estrelas
• Cama & Café – de 1 a 4 estrelas
• Hotel histórico – de 3 a 5 estrelas
• Pousada – de 1 a 5 estrelas
• Flat/apart-hotel – de 3 a 5 estrelas

As matrizes para a nova classificação foram elaboradas a partir de um processo participativo, com a contribuição de mais de 300 especialistas e consulta pública online. Também foram desenvolvidos testes de aplicação das matrizes em 26 meios de hospedagem de 14 estados brasileiros. Para elaborar o SBClass, o Ministério do Turismo estudou experiências de 24 países.

As novas regras entram em vigor em 30 dias, a contar da publicação.

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

sexta-feira, 24 de junho de 2011

PARQUE ESTADUAL SERRA DO BRIGADEIRO

Estrada de acesso ao Parque Estadual Serra do Brigadeiro
Conheça sobre o Parque Estadual Serra do Brigadeiro

O Parque Estadual Serra do Brigadeiro é considerado um dos últimos redutos de Mata Atlântica e ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira, e reunindo o que há de mais belo da flora brasileira.
           
Sua rica biodiversidade é caracterizada por Mata Atlântica de Encosta e por Campos de Altitude. A Unidade de Conservação possui importância vital na preservação destes dois biomas, ameaçados de extinção e que foi incluída no Projeto Reserva da Biosfera da ONU, ao lado dos parques nacionais do Caparaó e da Serra dos Órgãos e do Parque Estadual do Rio Doce.
           
Criado em 1996, o Parque abrange uma área de 14.984 hectares, onde predominam montanhas, vales, chapadas, encostas além de diversos cursos d'água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce. O Brigadeiro também é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção. Sua fauna diversificada, dentre outros, destaca-se o mono-carvoeiro, também conhecido como muriqui, maior primata das Américas, ameaçado de extinção.

Como chegar?

O Parque do Brigadeiro possui dois acessos:

O mais próximo de Muriaé – sede do Circuito Serra do Brigadeiro – é a portaria ‘Pedra do Pato’ que está a 87 km, seguindo 60 km pela BR116 (antiga Rio - Bahia) até Fervedouro, acessar a BR482 e percorrer 20 km por estrada de terra até o distrito de Bom Jesus do Madeira, mais 7 km até chegar na sede do Parque. Já para quem vem de Belo Horizonte, o caminho passa por Viçosa, vai até o trevo para Ubá, segue o acesso para São Miguel do Anta e, depois, pela BR 482 até Araponga. A partir daí, seguir por 11 km de estrada de terra até a ‘Portaria Araponga' do Parque.

Mapa do Circuito Turístico Serra do Brigadeiro
O Parque não possui área de camping e a visitação deve ser feita no período diurno. Consulte a administração antes de visitar os atrativos do Parque pelo telefone: (32) 3721-7491. Horário de Funcionamento: 7 às 17 horas.

Qual a melhor época para visitação?

Durante todo ano pode ser feito visitação a Serra do Brigadeiro, mas a melhor época para fazer turismo em meio à natureza vai de maio a agosto. Variando de ano pra ano, conforme a precipitação das chuvas.

Dicas:

Nunca esqueça! Sempre peça autorização (ao gerente, proprietário, responsável, caseiro,...) antes de ir a qualquer lugar. E de preferência faça o pedido com antecedência.

Não tire nada, além de fotos,
Não deixe nada, além de pegadas,
Não mate nada, além do tempo,
Não queime nada, além de calorias,
Não traga nada, além de saudade.

Fonte: Circuito Turístico Serra do Brigadeiro

TURISMO NA SERRA DO BRIGADEIRO

Distrito de Belisário/Muriaé, ao fundo Pico do Itajuru - Serra do Brigadeiro
Faça turismo com segurança!

A procura pela natureza vem aumentando sensivelmente, junto  com o aumento da poluição e concentração populacional nas cidades. Porém grande parte daqueles que se aventuram em trilhas e florestas pouco conhecem sobre sua própria segurança e conservação do local visitado, colocando em risco sua integridade física e agredindo o meio ambiente.

O planejamento de uma excursão é fator que pode evitar grande parte dos imprevistos. Uma excursão bem planejada diminui a perda desnecessária de tempo, esforço, fome, sede, acidentes e principalmente que o excursionista se perca em locais desabitados.

Turismo seguro na Serra do Brigadeiro

Para quem pretende visitar a Serra do Brigadeiro já existe um grupo de condutores capacitados para prestar serviço de guia.

O grupo de condutores se organizou e em dezembro de 2010 criou a ACASA  Associação dos Condutores Ambientais Serra dos Arrepiados. A ACASA é uma entidade sem fins lucrativos que busca desenvolver o turismo em bases sustentáveis na região do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro – PESB e pretende atender amplamente o turismo em todas as suas extensões, além de prestação de serviços culturais, educativos e pesquisas que tenham relação direta ou indireta com o turismo local.

A ‘Serra dos Arrepiados’ do nome da associação é uma referência ao antigo nome da Serra do Brigadeiro, e uma homenagem aos antepassados moradores da região: índios purís que eram conhecidos como ‘índios arrepiados’.

Cachoeira da Bromélia

Com sede administrativa em Bom Jesus do Madeira, distrito de Fervedouro e bem ao sopé da Serra do Brigadeiro, a ACASA pretende oferecer seus serviços em toda região da serra que abrange os municípios de Araponga,  Divino, Ervália, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Pedra Bonita e Sericita.

Atualmente a associação possui condutores capacitados em Ervália, Fervedouro e Muriaé, municípios ligados a região turística do Circuito Turístico Serra do Brigadeiro.

A ACASA tem voltado seus investimentos em formação técnica de seus membros e condutores, inventário dos atrativos, desenvolvimento de roteiros turísticos, entre outras ações de organização interna.

Outra particularidade dos condutores é que vários deles trabalhavam como guarda-parque no PESB e após término de seus contratos foram dispensados pelo Estado sobre a alegação de contenção de despesas – na época eram cerca de 40 funcionários trabalhando no Parque, mas atualmente são apenas 12 –. Muitos deles foram treinados e fazem parte de grupos de brigadistas, também receberam treinamento de resgate na mata, resgate aéreo, orientação  por GPS, entre outros.

Cachoeira do Poço
A ACASA atua em ecoturismo, turismo rural de base comunitária, turismo científico e turismo de aventura. Oferece roteiros de lazer ambiental, caminhadas e montanhismo de aventura. Segundo as normas ABNT de segurança para esportes de aventura, utilizando-se de equipamentos com selo internacional de qualidade UIAA e oferecendo aos clientes o seguro individual ECOTRIP.

Contatos e informações:

Associação dos Condutores Ambientais Serra dos Arrepiados - ACASA
Serra do Brigadeiro – Zona da Mata – Minas Gerais – Brasil
(32) 37424003 - (32) 84043323
(32) 37424015 - (32) 84097415

Fonte: Circuito Turístico Serra do Brigadeiro

terça-feira, 21 de junho de 2011

BELISÁRIO: TRIBUTO A TOM JOBIM E CHICO BUARQUE

O Grupo de Artesãos de Belisário – GAB trará dupla neste sábado, dia 25 de junho de 2011 para fazer um tributo a Tom Jobim e Chico Buarque.

Veja a programação no cartaz:

TURISMO SUSTENTÁVEL PARA MOSTRAR E VENDER

Fernanda Fedrigo apresenta os estandes ao ministro Novais
Flores, vinhos, licores e pimentas artesanais estão entre os produtos da II Mostra de Turismo Sustentável, realizada pelo MTur, em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu, PR – O ministro do Turismo, Pedro Novais, acompanhou, na manhã desta sexta-feira (17), a preparação final dos estandes da II Mostra de Turismo Sustentável, em Foz do Iguaçu (PR). A exposição, financiada pelo Ministério do Turismo e realizada pelo Instituto Polo Internacional Iguassu, apresenta 18 iniciativas brasileiras de turismo sustentável e de base comunitária.

Acompanhado por Fernanda Fedrigo, presidente executiva do Instituto, o ministro conversou com expositores e conheceu produtos da culinária brasileira, como pimentas e doces em conserva, artesanatos e pinturas em cerâmica, produtos esculpidos em madeira e flores de cultivo orgânico. Segundo Novais, a mostra “visa fomentar negócios e ser uma vitrine para a inserção e manutenção desses produtos e serviços num mercado tão competitivo”. Os projetos em exposição mostram o melhor da cultura e do turismo de dez estados do Brasil.

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

CASOS DE SUCESSO – III CHAMADA

Resultado da III Chamada para Apresentação de Casos de Sucesso na Implementação do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil

1. DO RESULTADO

Com intuito de dar continuidade às ações que visam promover e estimular o desenvolvimento do turismo no Brasil, o Ministério do Turismo publicou em 18 de abril de 2011 a Terceira Seleção e Premiação de Casos de Sucesso na Implementação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

De acordo com o edital, as candidaturas foram encaminhadas ao Ministério do Turismo via sedex ou protocoladas na Coordenação-Geral de Regionalização, até 13 de maio, prazo este, prorrogado até o dia 20 de maio de 2011. As bancas avaliadoras especializadas, compostas pelo setor público, privado e academia, se reuniram nos dias 09, 10, 13 e 14 de junho.

Anunciamos, desta maneira, o resultado por categoria no quadro abaixo:


 CATEGORIA

CASO DE SUCESSO

PROPONENTE
      UF
1.
Gestão Turística Municipal
Gestão Turística de Triunfo - Consolidação de Triunfo como o principal destino indutor do sertão do Nordeste
Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos de Triunfo
PE
  
2.

Gestão Turística Regional
Circuito Serras Verdes, um caso de sucesso no Sul de Minas Gerais
Associação do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas Gerais
MG
  
3.
Roteiro Turístico
Rota do Café - Norte do Paraná
SEBRAE/PR
PR
4.
Roteiro ou Destino Turístico Segmentado
Caminho da Luz - O Caminho do Brasil
Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ
MG
5.
Sítio Eletrônico Promocional
Site de Promoção de Bento Gonçalves
Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves
RS
6.
Material promocional de um destino, roteiro ou região turística
Material Promocional de Bento Gonçalves
Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves
RS
7.
Sustentabilidade Ambiental no Município
Sustentabilidade Ambiental no Destino Socorro
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro - Departamento de Turismo
SP
8.
Sustentabilidade Social no Município
Escola Social de Turismo de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre
RS
9.
Sustentabilidade Cultural no Município
Gestão do Patrimônio Imaterial em Ouro Preto: registro e salvaguarda
Prefeitura Municipal de Ouro Preto
MG

Os casos vencedores serão apresentados em formato palestra, no espaço Núcleo do Conhecimento, cuja programação oficial do 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil foi publicada no sítio eletrônico http://www.salao.turismo.gov.br/.

Ressalta-se que os primeiros colocados, serão premiados com o Troféu Roteiros do Brasil, em cerimônia solene, por ocasião do 6º Salão do Turismo, dia 14 de julho de 2011, no Núcleo do Conhecimento, Anhembi, São Paulo/SP.