sábado, 16 de novembro de 2013

AVENTURAS BIKE NA SERRA DO BRIGADEIRO

Chegada do grupo Aventuras Bike a Pousada Dona Eva.

Pose para foto com Pedra do Pato ao fundo.

No município de Araponga acesso a Pousada Serra D’Água, próxima a sede do Parque do Brigadeiro. 

Parada para reabastecer os cantis na cidade de Araponga.

Após subida exaustiva de cerca de 6 km grupo é agraciado com uma bela panorâmica da região de Estouros, abraçada pela Serra do Brigadeiro. 

Ao fundo Pico do Boné.

Banho revigorante para seguir rumo ao objetivo.

Início da Trilha do Carvão.

Ao término da Trilha do Carvão, José Roberto, gerente do Parque do Brigadeiro aguardava o grupo.
Grupo Aventuras Bike aproveita feriado de 15 de novembro para pedalar na Serra do Brigadeiro

Nesta sexta-feira, 15 de novembro, feriado do dia da Proclamação da República integrantes do grupo de mountain bike de Muriaé Aventuras Bike aproveitou para realizar uma expedição ao Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.

O grupo agendou a visita com a gerência do parque com antecedência, contratou o serviço de condutor para guiá-los na Trilha do Carvão, reservou na Pousada Dona Eva o café da manhã e o almoço,... preparou as bikes e se preparou para realizar o passeio.

O grupo fez um percurso de aproximadamente 45 km, saindo da sede administrativa do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro sentido a cidade de Araponga, passou pela comunidade da Serra D’água, chegou a Araponga, seguiu rumo a Comunidade de Estouros, e fez uma parada para um lanche na Pousada Remanso (do Sr. Dico Simão). A partir de Estouros fomos acompanhados por um funcionário do parque, que nos deu total apoio até a Trilha do Carvão. Recobrada as forças o grupo adentrou a Trilha do Carvão, percorrendo todo o trecho até alcançar a Cachoeira do Piu e depois o distrito de Bom Jesus do Madeira (Madeira). Chegando ao Madeira o grupo foi direto para a Pousada Dona Eva para almoçar. Ao término da trilha a equipe de apoio do Parque do Brigadeiro já estava lá com os veículos nos aguardando!

Os integrantes do grupo Aventuras Bike ficaram encantados com as belezas cênicas do Parque do Brigadeiro e disseram estar surpresos com tamanha riqueza tão pertinho de Muriaé.

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro é considerado um dos últimos redutos de Mata Atlântica. O Parque ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira e reúne o que há de mais belo da flora brasileira.
          
Sua rica biodiversidade é caracterizada por Mata Atlântica de Encosta e por Campos de Altitude. A Unidade de Conservação possui importância vital na preservação destes dois biomas, ameaçados de extinção e que foi incluída no Projeto Reserva da Biosfera da ONU, ao lado dos parques nacionais do Caparaó, Serra dos Órgãos e do Parque Estadual do Rio Doce.
          
Criado em 1996, o Parque abrange uma área de 14.984 hectares, onde predominam montanhas, vales, chapadas, encostas além de diversos cursos d'água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce. O Brigadeiro também é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção. Sua fauna diversificada, dentre outros, destaca-se o muriqui, também conhecido como mono-carvoeiro, maior primata das Américas, ameaçado de extinção.

O Parque do Brigadeiro possui dois acessos: O mais próximo de Muriaé – sede do circuito – é a portaria ‘Pedra do Pato’ que está a 87 km, seguindo pela BR 116 (antiga Rio-Bahia) até chegar à cidade de Fervedouro.  Em Fervedouro, seguir 20 km em estrada de terra até o distrito de Bom Jesus do Madeira, continuar por mais 7 km até chegar à sede do Parque. Já para quem vem de Belo Horizonte, o caminho passa por Viçosa, vai até o trevo de acesso a Ubá, segue sentido São Miguel do Anta e, depois, pela BR 482 até Araponga. A partir daí, seguir por 11 km de estrada de terra até a ‘Portaria Araponga', mais 1 km chega-se ao Parque.
          

O Parque não possui área de camping e a visitação deve ser feita no período diurno. Consulte a administração antes de visitar os atrativos do parque pelo telefone: (32) 3721-7491. Horário de Funcionamento: 7 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário