terça-feira, 11 de setembro de 2012

ENATUR 2012

No dia 04 de setembro de 2012 foi realizado na cidade de Viçosa o ENATUR - Encontro de Articulação Regional do Turismo Mineiro

A Secretaria de Estado de Turismo realizou na cidade de Viçosa MG, terça-feira passada (04/setembro) o Encontro de Articulação Regional do Turismo Mineiro. O Encontro faz parte das ações incluídas na política de turismo implementadas pelo Secretário de Turismo Agostinho Patrus Filho que substituiu a Érica Drumond.

A iniciativa conta com o apoio do Ministério do Turismo, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais e das Associações de Circuitos Turísticos do Estado.

Os encontros serão realizados até abril de 2013 nos 46 Circuitos Turísticos mineiros certificados pela Setur MG e tem o objetivo de promover a qualificação do setor público e privado dos municípios inseridos no Programa de Regionalização de Minas Gerais sobre a gestão pública municipal para desenvolvimento da atividade turística. Além disso, entidades, empresários e parceiros do trade local receberão treinamento para inserção de dados no Portal do Turismo Mineiro (www.minasgerais.com.br) e no Cadastramento dos Prestadores de Serviços Turísticos, o CADASTUR.

A estimativa é de que mais de 400 municípios sejam sensibilizados por meio do ENATUR, uma ação que visa dar apoio técnico para o fortalecimento dos destinos turísticos mineiros na promoção e no desenvolvimento do turismo local, de forma planejada e sustentável.

Opinião:

Na Serra do Brigadeiro existem três circuitos turísticos: Serra do Brigadeiro, Serras de Minas e Montanhas e Fé. Ao organizar o evento ENATUR na região da Serra do Brigadeiro a SETUR MG desmembrou o Circuito Turístico Serra do Brigadeiro dos demais (Serras de Minas e Montanhas e Fé).

Com essa separação o Circuito Serra do Brigadeiro ficou junto com o Circuito Serras e Cachoeiras. Gostaria de deixar claro que não tenho nada contra nenhum desses circuitos turísticos, ao contrário, são nossos parceiros e amigos, mas não consigo entender o que levou a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais a agir dessa forma.

Não sei o critério utilizado pela SETUR para tal separação, nem fomos consultados sobre o assunto, simplesmente organizaram o evento dividindo o turismo da Serra do Brigadeiro.

Somente deixo aqui minha opinião sobre o assunto!