quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SEMINÁRIO APRESENTA PROGRAMA ABC EM BELO HORIZONTE

Encontro promove a agricultura sustentável (Foto: Silvio Ávila)
Encontro apresentará os objetivos e benefícios da iniciativa e vai mobilizar produtores mineiros a aderirem à agricultura sustentável

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com os grupos gestores estaduais, promove mais um seminário estadual sobre o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC). Nesta quinta-feira, 1º de setembro, a reunião acontece no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte (MG).

O seminário será ministrado por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), representantes do Ministério da Agricultura e do Banco do Brasil, da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais e por professores universitários. O encontro é aberto a todo público interessado, como agricultores, estudantes, entidades de classe e técnicos, em geral.

O diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (Depros), Carlos Magno Brandão, e o coordenador do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade, Elvison Nunes Ramos, representarão o ministério no evento. O ex-ministro da Agricultura e produtor agropecuário Alysson Paulinelli falará sobre o desafio da implementação da agricultura de baixa emissão de carbono.

“O seminário tem como objetivo divulgar as questões relacionadas com à mitigação da emissão de gases de efeito estufa na produção agropecuária, no âmbito da Política Nacional sobre Mudanças do Clima”, explica Brandão.

As ações de divulgação do ABC continuam com a realização de uma oficina de trabalho em Cuiabá (MT), de 12 a 14 de setembro. Neste evento, será elaborado o Plano Estadual com as ações que o estado desenvolverá frente ao compromisso nacional previsto no ABC. A meta do governo é capacitar aproximadamente 20 mil técnicos e 900 mil produtores até 2020 para aplicarem as práticas sustentáveis previstas pelo programa.

Saiba mais

A produção sustentável é uma prioridade para o governo federal e, a partir da safra 2011/2012, o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) incorporará todas as ações que incentivam a produção de alimentos com preservação ambiental. No total, os projetos de investimento voltados a atividades agropecuárias que permitem a mitigação da emissão de gases de efeito estufa já tem disponibilizados R$ 3,15 bilhões para o ano de 2011 que poderão ser contratados com condições mais facilitadas, como taxa de juros de 5,5% ao ano, carência de até oito anos e prazo para pagamento de 15 anos.

O ABC reflete o esforço do governo para atender aos compromissos voluntários assumidos na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), de redução significativa das emissões de gases de efeito estufa gerados pela agropecuária. Lançado em julho do ano passado, o programa pretende evitar a emissão de 165 milhões de toneladas equivalentes de CO2 nos próximos dez anos por meio de seis práticas agrícolas sustentáveis: plantio direto na palha, integração lavoura-pecuária-floresta, recuperação de pastos degradados, plantio de florestas, fixação biológica de nitrogênio e tratamento de resíduos animais.

Palavras chave: seminários estaduais divulgação difusão ABC práticas


Nenhum comentário:

Postar um comentário