sexta-feira, 3 de maio de 2013

FERIADO DE 1º DE MAIO NA SERRA DO BRIGADEIRO

Estrada de acesso ao Parque Estadual Serra do Brigadeiro. Ao fundo Pedra do Pato. 

Foto: Marco Antônio Barros

Ao centro Marco Antônio acompanhando grupo de visitantes ao Parque do Brigadeiro. “Portaria Pedra do Pato”. 

Foto: Marco Antônio Barros

Parte do grupo se preparando para realizar caminhada em meio a Mata Atlântica do Parque Estadual Serra do Brigadeiro. 

Foto: Marco Antônio Barros

Visitantes posam para foto em frente a sede administrativa do Parque Estadual Serra do Brigadeiro. 

Foto: Marco Antônio Barros

Almoço na Pousada da Dona Eva em Bom Jesus do Madeira, distrito de Fervedouro. 

Foto: Marco Antônio Barros

Muriqui, maior primata das Américas flagrado na copa das árvores. 
Foto: Everaldo Emanuel

Grupo de visitantes aproveita o feriado para conhecer o Parque Estadual Serra do Brigadeiro

Aproveitando o feriado de quarta-feira um grupo de visitantes muriaeenses passou o dia no Parque do Brigadeiro. Os visitantes participaram de diversas atividades junto ao parque e também pôde vivenciar um pouco da cultura e da gastronomia dos moradores de Bom Jesus do Madeira, distrito de Fervedouro.

Parque Estadual Serra do Brigadeiro
"Não dá pra explicar, tem que viver!"

Saiba sobre o Parque Estadual Serra do Brigadeiro

O Parque Estadual Serra do Brigadeiro é considerado um dos últimos redutos de Mata Atlântica e ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira, e reunindo o que há de mais belo da flora brasileira.
          
Sua rica biodiversidade é caracterizada por Mata Atlântica de Encosta e por Campos de Altitude. A Unidade de Conservação possui importância vital na preservação destes dois biomas, ameaçados de extinção e que foi incluída no Projeto Reserva da Biosfera da ONU, ao lado dos parques nacionais do Caparaó e da Serra dos Órgãos e do Parque Estadual do Rio Doce.
          
Criado em 1996, o Parque abrange uma área de 14.984 hectares, onde predominam montanhas, vales, chapadas, encostas além de diversos cursos d'água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce. O Brigadeiro também é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção. Sua fauna diversificada, dentre outros, destaca-se o mono-carvoeiro, também conhecido como muriqui, maior primata das Américas, ameaçado de extinção.

Como chegar?

O Parque do Brigadeiro possui dois acessos:

Para quem está em Muriaé o acesso mais próximo é a portaria ‘Pedra do Pato’ que está a 87 km, seguindo 60 km pela BR116 (antiga Rio - Bahia) até Fervedouro, acessar a BR482 e percorrer 20 km por estrada de terra até o distrito de Bom Jesus do Madeira, mais 7 km até chegar à sede do Parque.

O Parque não possui área de camping e a visitação deve ser feita no período diurno. Consulte a administração antes de visitar os atrativos do Parque pelo telefone: (32) 3721-7491. Horário de Funcionamento: 7 às 17 horas.

Qual a melhor época para visitação?

Durante todo ano pode ser feito visitação a Serra do Brigadeiro, mas a melhor época para fazer turismo em meio à natureza vai de maio a agosto. Variando de ano pra ano, conforme a precipitação das chuvas.

Dicas:

Nunca esqueça! Sempre peça autorização (ao gerente, proprietário, responsável, caseiro,...) antes de ir a qualquer lugar. E de preferência faça o pedido com antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário