Após
a fusão das Secretarias de Estado de Turismo, de Esportes e da Copa, Silvana
Nascimento, que trabalhava na Setur desde 2006, foi nomeada subsecretária de
Estado de Turismo, sendo a responsável direta pela pasta. Ela possui perfil
mais técnico e tem experiência em diversas empresas e órgãos, inclusive
internacional.
A
profissional é graduada em administração de empresas pela FUMEC, foi CEO do
escritório brasileiro da Embratur em Londres, gerente de marketing da Fundação
Arnaldo Jansen e gerente de marketing e de cultura da Federação das Indústrias
de Minas Gerais (Fiemg). No Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae), atuou como técnica de eventos.
Na
Setur assessorou o gabinete até o ano de 2010, quando passou a exercer a função
de Empreendedora Pública. Ela foi responsável também pela elaboração,
acompanhamento e aprovação do Programa Turismo de Negócios e Eventos junto ao
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Entrevista:
Turismo de Minas: O anúncio
da fusão da secretarias de Turismo, Copa e Esportes causou surpresa no setor,
por que se deu essa junção e como está funcionando?
Silvana Nascimento:
Isso faz parte de um plano de redução de gastos públicos que se dá com a
integração das áreas meio, como o setor financeiro, de recursos humanos e
assessoria jurídica. A idéia é ter um melhor aproveitamento com um custo menor.
A segunda coisa é que, como temos a partir de agora grandes eventos como a Copa
do Mundo e as Olimpíadas de 2016, que a gente trabalhasse também de forma
integrada para termos um melhor resultado com a vinda de turistas para esses eventos.
Com toda a infraestrutura que está sendo criada em Minas Gerais para a Copa,
que a gente aproveite essa infraestrutura na captação de novos eventos, sejam
esportivos ou não, para Minas. Essa integração, com pouquíssimo tempo de
implantação, já mostra bons resultados, porque as equipes já estão trabalhando
de forma conjunta, planejando esses grandes eventos, o que com certeza é muito
melhor.
TM: Quais são as ações
previstas para 2014 e para os próximos anos?
SN:
Além do 6º Salão Mineiro do Turismo, que acontecerá nos dias 14 e 15 de março,
teremos o lançamento do CRER Caminho Religioso da Estrada Real. Pretendemos
participar do Goal to Brazil, da Embratur. E realizaremos também ações de
promoção, tanto nacionais como internacionais, pois essa é uma grande
oportunidade que temos para promover o destino Minas Gerais, uma vez que a base
dos times argentino, uruguaio e chileno será em BH e os jogos trarão turistas
do mundo todo.
TM: Quais serão as novidades
para o Salão Mineiro do Turismo?
SN:
Nesta edição estão configurados os Espaços Vivenciais Temáticos, localizados no
primeiro andar: Negócios, Religiosidade e Cultura, Aventura e Natureza,
Esportes, Café e Gastronomia. No Salão do Conhecimento participarão nomes de
grande destaque no cenário turístico nacional e internacional. Já o segundo
andar do Minascentro vai abrigar o Salão dos Destinos, que será destinado à
promoção e divulgação dos produtos/roteiros turísticos das Associações dos
Circuitos Turísticos de Minas Gerais. Ainda no segundo andar do centro de
convenções, o público poderá visitar o Salão Nossas Riquezas, destinado à
apresentação das belezas de Minas, incluindo manifestações culturais,
artesanato e gastronomia. O Salão está sendo realizado com grande apoio da
Fecomércio e do Sebrae, que vai promover as rodadas de negócios e trazer
operadores Braztoa. O mercado em geral e o trade turístico estão totalmente
envolvidos.
TM: Quais as expectativas e
ações para a Copa do Mundo?
SN: A
Copa do Mundo é o maior evento do planeta. Na última edição do evento, em 2010,
na África do Sul, 204 países transmitiram o torneio por 245 canais diferentes.
Vamos aproveitar o evento em Minas Gerais para exibir nossa gastronomia que a
cada ano expande fronteiras, nossas cidades históricas vão encantar novos
visitantes, o setor de negócios vai contabilizar crescimento, nossa
hospitalidade vai ser experimentada, o mercado vai contar com profissionais
mais capacitados, além de todas as melhorias em infraestrutura na capital e no
Estado. Será um grande acontecimento esportivo-cultural que refletirá
intensamente na imagem e promoção de Minas Gerais.
TM: Recentemente a
secretaria criou uma área destinada à promoção da gastronomia, quais outras
vertentes serão priorizadas?
SN:
Fizemos, nos últimos anos, um grande esforço para tornar o Estado cada vez mais
conhecido e nos indagamos qual o cartão de visita que temos. Foi feita uma
pesquisa e o percentual expressivo de 22% dos que visitam Minas referem-se à
gastronomia. É um valor extraordinário. Então, resolvemos investir na
gastronomia mineira. A Superintendência de Gastronomia está sendo implantada e
também a Agência de Fomento à Gastronomia Mineira, que foi anunciada no final
do ano passado e funcionará em uma casa na rua da Bahia. Quanto ao CRER, a
previsão é que lancemos o caminho ainda este ano. Pretendemos com isso aumentar
a oferta de produtos turísticos no mercado nacional e internacional e
fortalecer destinos turísticos com vocação para o segmento religioso.
TM: Como está a relação com
as entidades e instituições do setor e qual foi o objetivo do convênio firmado
com elas no fim do ano passado?
SN: O
objetivo do convênio é promover o desenvolvimento do turismo regional através
do fortalecimento das instâncias de governança. As associações e circuitos
turísticos apresentaram projetos visando o aprimoramento da gestão e a melhoria
da qualidade dos serviços turísticos da região. Foram repassados recursos para
as entidades e circuitos possam desenvolver estes projetos.
TM: Como funciona e quais os
benefícios para os municípios com o ICMS Turístico?
SN: O
ICMS turístico é um ganho sem precedentes para o turismo no Estado já que, pela
primeira vez na história da economia brasileira, um governo descentraliza recursos
e repassa diretamente para os municípios. Esta é uma forma da política pública
do turismo mineiro ser executada na ponta, nas cidades que detêm o
conhecimento de suas reais necessidades. Com base na arrecadação mensal do
Estado, calcula-se qual o valor que cada município receberá. O pagamento é
efetuado pela Secretaria de Estado da Fazenda. Para receber, o município tem
que atender a alguns requisitos que podem ser consultados em http://www.turismo.mg.gov.br/icms-turistico
TM: Como você avalia o desenvolvimento
do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal?
SN: O
que eu mais percebo é que os três âmbitos: federal, estadual e municipal tem
trabalhado em sintonia, de forma integrada, destacando-se a nossa parceria com
a Belotur, o que contribui para que Belo Horizonte e Minas Gerais sejam mais
divulgados. O desenvolvimento pode ser percebido nos diversos investimentos que
estão sendo feitos na hotelaria, isso porque a iniciativa privada acredita nas
ações que o governo está fazendo e tanto Belo Horizonte e Minas Gerais tem
demonstrado que estão num patamar cada vez mais competitivo.
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