segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

SILVANA NASCIMENTO – NOVA SECRETÁRIA DE TURISMO E ESPORTES APRESENTA PLANOS PARA 2014


Após a fusão das Secretarias de Estado de Turismo, de Esportes e da Copa, Silvana Nascimento, que trabalhava na Setur desde 2006, foi nomeada subsecretária de Estado de Turismo, sendo a responsável direta pela pasta. Ela possui perfil mais técnico e tem experiência em diversas empresas e órgãos, inclusive internacional.

A profissional é graduada em administração de empresas pela FUMEC, foi CEO do escritório brasileiro da Embratur em Londres, gerente de marketing da Fundação Arnaldo Jansen e gerente de marketing e de cultura da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). No Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), atuou como técnica de eventos.

Na Setur assessorou o gabinete até o ano de 2010, quando passou a exercer a função de Empreendedora Pública. Ela foi responsável também pela elaboração, acompanhamento e aprovação do Programa Turismo de Negócios e Eventos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Entrevista:

Turismo de Minas: O anúncio da fusão da secretarias de Turismo, Copa e Esportes causou surpresa no setor, por que se deu essa junção e como está funcionando?

Silvana Nascimento: Isso faz parte de um plano de redução de gastos públicos que se dá com a integração das áreas meio, como o setor financeiro, de recursos humanos e assessoria jurídica. A idéia é ter um melhor aproveitamento com um custo menor. A segunda coisa é que, como temos a partir de agora grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, que a gente trabalhasse também de forma integrada para termos um melhor resultado com a vinda de turistas para esses eventos. Com toda a infraestrutura que está sendo criada em Minas Gerais para a Copa, que a gente aproveite essa infraestrutura na captação de novos eventos, sejam esportivos ou não, para Minas. Essa integração, com pouquíssimo tempo de implantação, já mostra bons resultados, porque as equipes já estão trabalhando de forma conjunta, planejando esses grandes eventos, o que com certeza é muito melhor.

TM: Quais são as ações previstas para 2014 e para os próximos anos?

SN: Além do 6º Salão Mineiro do Turismo, que acontecerá nos dias 14 e 15 de março, teremos o lançamento do CRER – Caminho Religioso da Estrada Real. Pretendemos participar do Goal to Brazil, da Embratur. E realizaremos também ações de promoção, tanto nacionais como internacionais, pois essa é uma grande oportunidade que temos para promover o destino Minas Gerais, uma vez que a base dos times argentino, uruguaio e chileno será em BH e os jogos trarão turistas do mundo todo.

TM: Quais serão as novidades para o Salão Mineiro do Turismo?

SN: Nesta edição estão configurados os Espaços Vivenciais Temáticos, localizados no primeiro andar: Negócios, Religiosidade e Cultura, Aventura e Natureza, Esportes, Café e Gastronomia. No Salão do Conhecimento participarão nomes de grande destaque no cenário turístico nacional e internacional. Já o segundo andar do Minascentro vai abrigar o Salão dos Destinos, que será destinado à promoção e divulgação dos produtos/roteiros turísticos das Associações dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais. Ainda no segundo andar do centro de convenções, o público poderá visitar o Salão Nossas Riquezas, destinado à apresentação das belezas de Minas, incluindo manifestações culturais, artesanato e gastronomia. O Salão está sendo realizado com grande apoio da Fecomércio e do Sebrae, que vai promover as rodadas de negócios e trazer operadores Braztoa. O mercado em geral e o trade turístico estão totalmente envolvidos.

TM: Quais as expectativas e ações para a Copa do Mundo?

SN: A Copa do Mundo é o maior evento do planeta. Na última edição do evento, em 2010, na África do Sul, 204 países transmitiram o torneio por 245 canais diferentes. Vamos aproveitar o evento em Minas Gerais para exibir nossa gastronomia que a cada ano expande fronteiras, nossas cidades históricas vão encantar novos visitantes, o setor de negócios vai contabilizar crescimento, nossa hospitalidade vai ser experimentada, o mercado vai contar com profissionais mais capacitados, além de todas as melhorias em infraestrutura na capital e no Estado. Será um grande acontecimento esportivo-cultural que refletirá intensamente na imagem e promoção de Minas Gerais.

TM: Recentemente a secretaria criou uma área destinada à promoção da gastronomia, quais outras vertentes serão priorizadas?

SN: Fizemos, nos últimos anos, um grande esforço para tornar o Estado cada vez mais conhecido e nos indagamos qual o cartão de visita que temos. Foi feita uma pesquisa e o percentual expressivo de 22% dos que visitam Minas referem-se à gastronomia. É um valor extraordinário. Então, resolvemos investir na gastronomia mineira. A Superintendência de Gastronomia está sendo implantada e também a Agência de Fomento à Gastronomia Mineira, que foi anunciada no final do ano passado e funcionará em uma casa na rua da Bahia. Quanto ao CRER, a previsão é que lancemos o caminho ainda este ano. Pretendemos com isso aumentar a oferta de produtos turísticos no mercado nacional e internacional e fortalecer destinos turísticos com vocação para o segmento religioso.

TM: Como está a relação com as entidades e instituições do setor e qual foi o objetivo do convênio firmado com elas no fim do ano passado?

SN: O objetivo do convênio é promover o desenvolvimento do turismo regional através do fortalecimento das instâncias de governança. As associações e circuitos turísticos apresentaram projetos visando o aprimoramento da gestão e a melhoria da qualidade dos serviços turísticos da região. Foram repassados recursos para as entidades e circuitos possam desenvolver estes projetos.

TM: Como funciona e quais os benefícios para os municípios com o ICMS Turístico?

SN: O ICMS turístico é um ganho sem precedentes para o turismo no Estado já que, pela primeira vez na história da economia brasileira, um governo descentraliza recursos e repassa diretamente para os municípios. Esta é uma forma da política pública do turismo mineiro ser executada na ponta, nas cidades – que detêm o conhecimento de suas reais necessidades. Com base na arrecadação mensal do Estado, calcula-se qual o valor que cada município receberá. O pagamento é efetuado pela Secretaria de Estado da Fazenda. Para receber, o município tem que atender a alguns requisitos que podem ser consultados em http://www.turismo.mg.gov.br/icms-turistico

TM: Como você avalia o desenvolvimento do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal?

SN: O que eu mais percebo é que os três âmbitos: federal, estadual e municipal tem trabalhado em sintonia, de forma integrada, destacando-se a nossa parceria com a Belotur, o que contribui para que Belo Horizonte e Minas Gerais sejam mais divulgados. O desenvolvimento pode ser percebido nos diversos investimentos que estão sendo feitos na hotelaria, isso porque a iniciativa privada acredita nas ações que o governo está fazendo e tanto Belo Horizonte e Minas Gerais tem demonstrado que estão num patamar cada vez mais competitivo.

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