A importância de
imagens e informações coletadas na internet na decisão do destino de viagem
A internet se tornou a principal fonte
de informações para 1,87 milhão de turistas estrangeiros que vieram ao Brasil
no ano passado. Os dados são do estudo da Demanda Turística Internacional 2012,
realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Instituto de
Pesquisas Econômicas (Fipe). Na segunda posição, como fonte de informação,
estão amigos e parentes, com 1,45 milhão de indicações.
Na internet, as pessoas são
influenciadas não apenas por informações de blogs e sites especializados em
viagens, como também por imagens, boa parte delas publicadas em redes sociais.
Com o objetivo de ajudar na escolha do destino turístico, o Ministério do
Turismo mantem um perfil no Instagram, onde os próprios usuários marcam suas
fotos com a inscrição (hashtag #MTur). As imagens ficam disponíveis para todos
os interessados. O perfil já tem 4.812 seguidores e mais de 20 mil fotos
marcadas, entre elas, imagens de destinos conhecidos, por outros ângulos, e de
destinos ainda pouco explorados pelos turistas.
“O estudo mostra que as pessoas têm
recorrido a novas fontes de informação. Os representantes dos destinos
turísticos devem estar atentos à importância da rede na escolha do passeio de
férias”, disse o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius
Lummertz.
Em uma pesquisa recente feita pelo
Facebook, a maioria dos usuários (52%) disseram escolher o destino de viagem
influenciados por fotos de amigos. Segundo o diretor de negócios – viagens e
turismo do Facebook, João Carlos Pastore, o índice é bastante relevante.
O estudante Pedro Henrique Cunha, de 21
anos, foi conhecer a Chapada dos Veadeiros no feriado de 12 de outubro,
inspirado em fotos de amigos que via no Facebook. “Eu via as imagens e minha
curiosidade aguçava”, contou. O próximo passeio, também inspirado nas fotografias
de amigos das redes sociais, será para a Chapada Diamantina, na Bahia.
Assessoria de
Comunicação Social - Ascom
Telefone: (61) 2023-7055
e-mail: imprensa@turismo.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário