Produtos da agricultura familiar contribuem para alimentação escolar mais saudável
No sábado, 31 de março, foi comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. A data remete à alimentação saudável, que é o combustível para todas as atividades do corpo humano. E o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, é adepto da promoção da boa alimentação.
O programa é a fonte de diálogo do ministério com os municípios, que adquirem 30% da merenda das escolas públicas da agricultura familiar. Segundo Pedro Bavaresco, coordenador das políticas de comercialização de produtos da agricultura familiar do MDA, tal medida influencia diretamente na alimentação saudável dos alunos.
Para que o programa funcione como esperado, o MDA conta com grupos fornecedores de alimentos para as escolas. Um deles é a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Juquiá (Coopafarga), que congrega 220 agricultores familiares e oferece produtos para as cidades de São Bernardo do Campo, Juquiá, Sorocaba, Guarujá, Itariri, São Vicente e Santo André. Fundador da Coopafarga, Antônio da Penha afirma que o PNAE foi um diferencial na vida dos agricultores familiares.
Todo rendimento, toda aquela contribuição, através das vendas, é aplicado na melhoria das instalações. Nós temos dois caminhões próprios, temos estoque de caixa, nossas embalagens, a própria panificação, nossa sede, o próprio terreno, tudo isso é fruto do resultado da alimentação, da venda com o PNAE, se não nada disso seria possível, disse Antônio da Penha.
Para mais informações, acesse a página do ministério na internet. O endereço é http://www.mda.gov.br/.
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Governo Federal – Brasil: país rico é país sem pobreza
Nenhum comentário:
Postar um comentário