segunda-feira, 23 de abril de 2012

CENSO CRIA MAPA INÉDITO DE OBSERVAÇÃO DE AVES NO BRASIL

Empreendimentos que oferecem essa atividade turística no país serão identificados e catalogados

Brasília (DF) – Com binóculos e máquinas fotográficas em punho, pelo menos 30 mil turistas brasileiros e 3 mil visitantes estrangeiros praticam a observação de aves no Brasil, anualmente. Para ajudar a organizar e estimular o crescimento dessa atividade turística, a Avistur prepara levantamento inédito que identifica empreendimentos, profissionais e destinos especializados nessa modalidade no país. A iniciativa tem o apoio do Ministério do Turismo.

Para contribuir com o 1º Censo Brasileiro de Observação de Aves, basta acessar o questionário virtual que está disponível até o dia 1º de maio. O formulário pode ser preenchido por guias de turismo, destinos estruturados para essa prática e áreas públicas ou privadas que oferecem ou pretendem oferecer o serviço guiado de observação de aves nos 27 estados brasileiros (hotéis, pousadas, campings, sítios, restaurantes, parques, praças).

Os resultados da pesquisa serão apresentados no 7º Encontro Brasileiro de Observação de Aves (Avistar 2012), que será realizado, em São Paulo (SP), de 18 a 20 de maio. De acordo com Guto Carvalho, coordenador do evento, cerca de 180 pousadas brasileiras já oferecem essa atividade em seu cardápio de serviços. “Alguns empreendimentos tem 100% do faturamento ligado à observação de aves no país, além de outros que recebem praticantes eventualmente”, informa.

ECOTURISMO – A observação de aves é uma modalidade que se desenvolve rapidamente no mercado turístico nacional, impulsionada pelo crescente interesse no segmento de ecoturismo.

O Brasil é um dos países com maior biodiversidade do mundo. Tamanha riqueza é gerada pela diversidade de seus biomas (Amazônia, Mata Atlântica, Campos Sulinos, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Zona Costeira e Marítima).

AVISTUR - A Avistur é uma rede dedicada ao estudo, planejamento e organização da prática de observação de aves (birdwatching) no Brasil como modalidade turística.

ASCOM MTur


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo   

CURSOS DO PRONATEC COPA COMEÇAM EM MAIO

São 40 mil vagas para o primeiro semestre e prioridade para as seis cidades-sede da Copa das Confederações

Brasília (DF) - As aulas do Pronatec Copa, programa de qualificação profissional coordenado pelos ministérios do Turismo e da Educação, começam em maio. Serão oferecidos 32 cursos presenciais para profissões relacionadas ao receptivo do setor de turismo.

As pré-inscrições começaram dia 03 de abril e serão interrompidas na próxima segunda-feira (23) para organização das turmas. Para o primeiro semestre deste ano, foram abertas 40 mil vagas para profissionais do setor de turismo priorizando aqueles que atuam nas cidades-sede da Copa das Confederações, prevista para 2013. No total, serão 240 mil vagas até a Copa de 2014.

Os cursos, ministrados pelas entidades do Sistema S e Institutos federais de educação, serão gratuitos e presenciais. A carga horária média é de 160 horas/aulas, o equivalente a quatro meses de duração. Cada aluno terá direito a um auxílio estudantil, com alimentação e transporte. Mais informações: pronateccopa@turismo.gov.br.

Entre os dias 25 e 27 de abril, o Ministério do Turismo irá efetivar a pré-matrícula e trabalhar na organização das turmas do Pronatec Copa. A partir de 30 de abril, as instituições parceiras do MTur no programa vão entrar em contato com os inscritos, por telefone ou e-mail, indicando o local do curso escolhido e quais documentos devem ser levados para efetivar a inscrição.

A frequência das aulas será definida pelas instituições onde serão ministrados os cursos. As aulas de idiomas e libras serão iniciadas a partir de agosto.

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055 
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

13ª CAVALGADA DE BELISÁRIO

Veja no cartaz a baixo:


segunda-feira, 9 de abril de 2012

COMPETITIVIDADE IMPULSIONA QUALIFICAÇÃO EM LENÇÓIS

Município baiano é um dos 65 destinos trabalhados pelo MTurismo

Brasília (DF) - Lençóis, patrimônio histórico localizado no interior da Bahia, abre, no próximo dia 9, inscrições para mais um curso de qualificação profissional. Esta tem sido uma rotina da Secretaria de Turismo do município, que adotou os resultados do estudo de competitividade do Ministério do Turismo como bússola para definir ações para impulsionar o turismo local.

“O estudo identificou carência de mão de obra especializada na cidade e, a partir daí, fizemos parcerias com universidades e com o Senac para promover cursos em diversas áreas e já formamos, por exemplo, 35 guias turísticos”, conta o secretário de Turismo de Lençóis, Delmar Araújo. Segundo ele, o desafio é transformar antigos garimpeiros em profissionais do turismo, hoje é principal atividade econômica da cidade.

Cidade histórica, fincada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Lençóis registra movimentação de turistas principalmente nos feriados prolongados e fins de semana. Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo são os principais emissores. Festas religiosas, natureza e vasto patrimônio histórico e artístico estão entre os atrativos ofertados pelo município de cerca de 10 mil habitantes e 3,5 mil leitos de hotel.

Lençóis é um dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, selecionados pelo MTur para alcançar padrão internacional de qualidade. O índice de competitividade é apurado desde 2008, quando o MTur começou a avaliar, ano a ano, o estágio de desenvolvimento dos destinos com base em 13 variáveis relacionadas à atividade turística.

No dia 9, serão abertas inscrições para os cursos de auxiliar administrativo e servente. No entanto, o Senac e as prefeituras de Lençóis e da região da Chapada Diamantina oferecem também cursos de qualificação para recepcionista, garçom, camareiro e agente de viagem.

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

MTUR DE OLHO NA NOSSA GASTRONOMIA

Grupo de Trabalho será instalado em festival gastronômico de Mauá

Brasília (DF) - A gastronomia na ordem do dia no Ministério do Turismo. Aconteceu nesta terça-feira (3), na sede do MTur, a reunião preparatória do ‘Grupo de Turismo Gastronômico’ (GTG). À frente dos trabalhos, estavam Ricardo Moesch (diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turísticos - MTur), Rosiane Rockenback (coordenadora geral de Serviços Turísticos - Cadastur), Wilken Souto (coordenação geral de Segmentação - MTur) e André Vilaron (Embratur).

“Com a implantação desse grupo de trabalho, poderemos incrementar ações como uma curadoria gastronômica em nosso Salão de Turismo, a implementação do Selo de Qualidade do setor e a ampliação do Cadastur, além de podermos investimos em educação e pesquisa da gastronomia brasileira”, antecipou Ricardo Moesch.

Compondo a reunião, alguns dos chefs brasileiros desembarcaram como representantes da ‘Associação Brasil à Mesa’ - parceira principal do GTG: Alice Mesquita (Brasília/DF), Marcia Pinchamel (Pirenópolis/GO), Monica Rangel (Visconde de Mauá/RJ) e Teresa Paim (Salvador/BA).

Segundo os participantes, o lançamento oficial do GTG será feito durante o ‘Festival Gastronômico de Visconde de Mauá’ (de 18 a 20 de maio) - uma região localizada entre as divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Hoje, em Brasília, conseguimos uma grande vitória em prol da gastronomia do Brasil”, comentou Mônica Rangel, proprietária do restaurante ‘Gosto a Gosto’, em Visconde de Mauá, e uma das criadoras da associação.

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

quarta-feira, 4 de abril de 2012

CIRCUITO TURÍSTICO GUIMARÃES ROSA RECEBE RECURSO PARA AQUISIÇÃO DE VEÍCULO

O veículo servirá como ferramenta de apoio ao turismo regional – Crédito Marco André Malaquais
Por meio de recurso de emenda parlamentar do deputado Estadual Dr. Vianna, o Circuito Turístico Guimarães Rosa, na Região Central do Estado, acaba de adquirir um veículo Dobló Adventure, que servirá como ferramenta de apoio ao turismo regional, prestando maior assistência aos municípios membros, além de ser útil para viagens representativas do Circuito.

No último dia 30 de março, a secretária adjunta de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, recebeu autoridades e integrantes do circuito para conhecer o novo veículo. “A aquisição deste automóvel contribuirá para a promoção e o desenvolvimento do turismo regional”, afirmou Silvana Nascimento.

Um dos trabalhos que já está sendo implantado é sua utilização do veículo como Posto Móvel, que ficará exposto nos principais eventos do circuito, com agendamento prévio, a fim de servir de posto de informação turística e ponto de distribuição de material de divulgação.

PLANO BRASIL MAIOR CONTEMPLA O TURISMO

Hotelaria é beneficiada com desoneração da folha de pagamento

Brasília (DF) - A presidenta da República, Dilma Rousseff, incluiu o turismo no conjunto de medidas de estímulo à economia nacional lançado, na terça-feira (03/04), no Palácio do Planalto. Ao contemplar a hotelaria no ‘Plano Brasil Maior’, o governo dá importante passo no sentido de atender às demandas da cadeia produtiva do turismo, negociadas pelo Ministério do Turismo junto à área econômica.

“A inclusão do turismo no Plano Brasil Maior demonstra que o governo federal entende a importância do setor na geração de emprego e renda. A desoneração da folha de pagamento da hotelaria gera um aumento de competitividade fundamental para incrementar o fluxo turístico brasileiro”, comemorou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Os hotéis foram contemplados com a eliminação da contribuição patronal ao INSS, de 20%, que será substituída pela alíquota de 2% sobre o faturamento das empresas. Segundo o governo, a desoneração da folha de pagamento tem como objetivos reduzir os custos de produção e exportação, gerar mais empregos e formalizar a mão-de-obra. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a hotelaria gera cerca de um millhão de empregos formais.

Segundo o ministro, outra medida importante para o turismo foi o lançamento da Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS), um novo referencial para a classificação de comércio e serviços como produtos. A NBS possibilitará a implantação do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços (Siscoserv), instrumento fundamental para a modernização do setor.
ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo  

terça-feira, 3 de abril de 2012

segunda-feira, 2 de abril de 2012

GASTRONOMIA BRASILEIRA

MinC propõe a criação, em Brasília, de um centro de referência e pesquisa no assunto

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Economia Criativa (em fase de estruturação), está propondo a criação do Centro de Referência e Pesquisa da Gastronomia Brasileira e suas Regionalidades, em lote do Setor de Divulgação Cultural, em Brasília.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao MinC, está preocupado com o futuro urbanístico da capital federal. A ele junta-se, agora, a Secretaria do MinC, que entende que a criação do centro não fere a proposta de destinação original do terreno e, ainda mais, valoriza um segmento recentemente incorporado às políticas públicas.

O debate em torno do assunto será discutido neste sábado, 31 de março, durante audiência pública promovida pelo governo local, a se realizar no auditório do Museu da República, a partir das 8h30, quando será discutido  o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília.  Essa será a terceira audiência pública para o debate das diretrizes do Plano.

(Fonte: SID/MinC)

PRÊMIO ECONOMIA CRIATIVA

MinC prorroga prazo de inscrições para editais da premiação

O Ministério da Cultura publicou nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União (Seção 3 página 14) a prorrogação dos dois editais do Prêmio Economia Criativa. As inscrições, que se encerravam hoje, agora poderão ser feitas até 16 de abril – para o Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras – e até 30 de abril para o Edital de Apoio à Pesquisa em Economia Criativa. Ao todo serão distribuídos R$ 4,1 milhões para 172 iniciativas.

Por ser um prêmio, trata-se do reconhecimento de ações na área da economia criativa e não recursos para a implantação de projetos. “O Brasil é um celeiro de tecnologias sociais e nós precisamos reconhecer essas iniciativas”, afirma Cláudia Leitão, secretária da Economia Criativa do MinC (em fase de estruturação).

Os editais

O Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras irá premiar 150 iniciativas, em duas categorias, totalizando R$ 3,6 milhões. Aqueles empreendimentos criativos – atividades produtivas de base cultural com fins econômicos – existentes há, pelo menos, três anos, poderão se inscrever na categoria “Novos Modelos de Gestão de Empreendimentos e Negócios Criativos”, que selecionará 100 iniciativas, com prêmio de R$ 23 mil para cada uma delas.  Desta forma, o MinC reconhecerá um negócio criativo que deu certo ou a solução para um problema do empreendimento. Também serão contempladas 50 iniciativas, no valor de R$ 26 mil cada, na área de Formação para Competências Criativas. Nesta categoria o que vale é o projeto pedagógico, tanto de um curso existente quanto novo – mas o MinC não vai apoiar a implantação do curso e, sim, reconhecer a qualidade do projeto elaborado.

Já o Edital de Apoio à Pesquisa em Economia Criativa selecionará estudos e pesquisas acerca de temas da economia criativa nos contextos macroeconômico e legal-institucional brasileiros. Serão agraciadas 22 pesquisas, sendo Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado ou Produção Científica de Grupos de Pesquisa. Os estudos a serem premiados podem tanto contemplar o impacto econômico de cadeias ou empreendimentos criativos, quanto o arcabouço legal dos setores criativos ou ainda discutir arranjos produtivos locais culturais.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas, preferencialmente, pela internet, por meio do sistema SalicWeb. Ou pelos Correios, por meio de correspondência registrada, prioritariamente por Sedex. Não serão consideradas inscrições eletrônicas ou postadas nos Correios após a data. Dúvidas podem ser encaminhadas para:  pbc.fomento@cultura.gov.br .  O endereço para postagens encontra-se no texto dos editais.

(Texto: Neila Baldi, SID/MinC)

AGRICULTURA FAMILIAR: ALIMENTOS SAUDÁVEIS



Produtos da agricultura familiar contribuem para alimentação escolar mais saudável

No sábado, 31 de março, foi comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. A data remete à alimentação saudável, que é o combustível para todas as atividades do corpo humano. E o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, é adepto da promoção da boa alimentação.

O programa é a fonte de diálogo do ministério com os municípios, que adquirem 30% da merenda das escolas públicas da agricultura familiar. Segundo Pedro Bavaresco, coordenador das políticas de comercialização de produtos da agricultura familiar do MDA, tal medida influencia diretamente na alimentação saudável dos alunos.

Para que o programa funcione como esperado, o MDA conta com grupos fornecedores de alimentos para as escolas. Um deles é a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Juquiá (Coopafarga), que congrega 220 agricultores familiares e oferece produtos para as cidades de São Bernardo do Campo, Juquiá, Sorocaba, Guarujá, Itariri, São Vicente e Santo André. Fundador da Coopafarga, Antônio da Penha afirma que o PNAE foi um diferencial na vida dos agricultores familiares.

Todo rendimento, toda aquela contribuição, através das vendas, é aplicado na melhoria das instalações. Nós temos dois caminhões próprios, temos estoque de caixa, nossas embalagens, a própria panificação, nossa sede, o próprio terreno, tudo isso é fruto do resultado da alimentação, da venda com o PNAE, se não nada disso seria possível, disse Antônio da Penha.

Para mais informações, acesse a página do ministério na internet. O endereço é http://www.mda.gov.br/.

Ministério do Desenvolvimento Agrário
Governo Federal – Brasil: país rico é país sem pobreza

INSCRIÇÕES PARA PRONATEC COPA COMEÇAM NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

São 35 cursos para qualificar quem já é ou quem pretende se tornar um profissional da área de turismo

Brasília (DF) - A Copa do Mundo está chegando, e para garantir uma goleada brasileira o Ministério do Turismo (MTur) coloca em campo o Pronatec Copa: programa de qualificação que tem como meta formar 40 mil profissionais por semestre em 32 áreas ligadas ao receptivo turístico, como auxiliar de cozinha, camareira e garçom, além de aulas de inglês, espanhol e libras (linguagem de sinais). As inscrições começam nesta terça-feira (03/04) e contemplarão as doze cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, além dos municípios do entorno e destinos de visibilidade internacional.

Fruto da parceria entre MTur e Ministério da Educação, o Pronatec Copa é voltado para maiores de 18 anos que já trabalham com turismo ou que pretendem se profissionalizar no setor. “Temos uma meta ousada de capacitar 240 mil alunos até 2014. Queremos formar profissionais capazes de representar um Brasil forte e desenvolvido e mostrar ao mundo que estamos preparados para receber bem os visitantes internacionais”, ressalta ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Desenvolvidos em parceria com os institutos federais de educação profissional e o Sistema S (Sesc, Sesi e Senai), os cursos serão disponibilizados conforme a escolaridade do aluno. Para os alunos que tiverem o ensino fundamental completo, além dos 32 cursos de qualificação, há ainda a opção de se inscreverem simultaneamente em aulas de idiomas ou libras.

Com duração mínima de 160 horas – uma média de quatro meses –, as aulas serão presenciais e gratuitas, e as inscrições podem ser feitas por meio do site www.pronateccopa.turismo.gov.br. Os participantes receberão auxílio para alimentação e transporte. Neste primeiro ano, serão priorizadas as inscrições dos alunos das cidades-sede da Copa das Confederações e os portadores de deficiência.

O Secretário Extraordinário da Copa de 2012 (Secopa) de Recife, Amir Schvartz, comemora a iniciativa. “Os cursos servirão não apenas para a Copa, mas para aprimorar o atendimento turístico de forma geral. O ensino de idiomas, por exemplo, aproximará os turistas estrangeiros do povo recifense, pois fatos importantes da nossa história se perdem pela dificuldade de comunicação”, destaca. “Além disso, os cursos de qualificação profissional atenderão também aos turistas locais, que desvendam a própria cidade e atuam como difusores das belezas de Recife para turistas de outros lugares”, diz Schartz.

Para o secretário-executivo do Comitê Organizador Brasil 2014 em Brasília, Cláudio Monteiro, o programa deixará uma importante herança para o país. “Esta ação é a prova de que o grande legado da Copa do Mundo está sendo construído antes mesmo da realização do evento, com capacitação e formação de mão de obra. Temos que dar condições para que haja essa oportunidade de crescimento pessoal, incentivando a população a aproveitar este momento de mudança, de avanço. Essa é a prova de que a Copa do Mundo não diz respeito apenas às cidades-sede, mas ao país como um todo”, destaca.

As empresas parceiras que tiverem funcionários qualificados pelo programa receberão uma identificação, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação do país para a Copa do Mundo da FIFA de 2014.

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo