segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ 2013



O nosso caminho é feito
Pelos nossos próprios passos…
Mas a beleza da caminhada…
Depende dos que vão conosco!
Assim, neste NOVO ANO que se inicia
Possamos caminhar mais e mais juntos…

Feliz Ano Novo!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

2º Encontro de Receptivos e Circuitos Turísticos Mineiros

Palestrante Mauro Coutinho

Representantes dos Receptivos Mineiros e dos Circuitos Turísticos

Marco Antônio Barros do Circuito Serra do Brigadeiro e Lucas Freitas do Circuito Mata Atlântica de Minas

Grupo de Trabalho discutindo sobre o turismo na Zona da Mata

Apresentação de trabalho sobre os desafios para o turismo mineiro

Sustentabilidade Financeira para os Circuitos Turísticos de Minas Gerais

Agostinho Patrus, Secretário de Turismo de Minas Gerais e nova diretoria da FECITUR MG

SETUR MG realiza 2º encontro com circuitos e receptivos turísticos mineiros

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais realizou, nesta quinta e sexta-feira (06 e 07/12), o 2º Encontro de Receptivos e Circuitos Turísticos Mineiros, com as empresas de receptivos turísticos mineiros participantes do programa Minas Recebe e representantes dos Circuitos Turísticos do Estado. 

O encontro aconteceu em Moeda e teve como principal objetivo, reunir os agentes responsáveis pela comercialização dos produtos turísticos mineiros e os representantes das instâncias de governança regionais para alinhamento de diretrizes e definição de ações conjuntas, visando à continuidade do trabalho realizado no setor turístico de Minas Gerais.

Com o tema “Circuitos e Receptivos – Aliados para o desenvolvimento do turismo regional: benefícios para todos”, o encontro teve em sua programação oficinas, apresentação de case de sucesso do trabalho integrado entre Circuito e Receptivo Turístico, além de alinhamento da política pública e definição das estratégias para 2013. Durante o encontro, também foi realizada a eleição da nova diretoria da Federação dos Circuitos Turísticos (Fecitur).


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ATITUDES SUSTENTÁVEIS



Sustentabilidade é um conceito que pode mudar sua vida!

Turismo Sustentável – O Que É Turismo Sustentável?

Hoje em dia vivemos em meio às poluições, utilizamos os recursos naturais para atender nossas necessidades e na maioria das vezes nem nos damos conta de que o estamos fazendo. Só nos lembramos que tudo parte da natureza quando paramos para ouvir os noticiários que imploram à população que cuide do meio ambiente e desses recursos para que não se esgotem. Ou quando se ouve falar em sustentabilidade, que é um assunto bem comum hoje em dia.

Uma atividade que utiliza muito recurso natural é o turismo, que faz da natureza pontos turísticos e exige construções de infra- estruturas para receber os visitantes, porém, tem havido uma série de propostas para amenizar esses impactos, de maneira a conciliar preservação da natureza com a expansão do turismo.

E é estudando essas propostas que muitas pessoas confundem ecoturismo com turismo sustentável.

O Turismo Sustentável é uma maneira de manter essa infra- estrutura sem atitudes ofensivas ao meio ambiente, atendendo às necessidades dos turistas e dos locais que os recebem de maneira simultânea, fazendo o necessário para atender a economia, a sociedade e o ambiente sem desprezar a cultura regional, a diversidade biológica e os sistemas ecológicos que coordenam a vida.

Não é fácil estruturar um projeto de turismo sustentável, e muito menos colocá-lo em prática, pois exige atitudes ambientalistas, regras de utilização dos recursos naturais, e um pensamento ecológico, o que se contrapõe ao encontrado hoje na maioria dos lugares.

Já o Ecoturismo, é a exploração de ecossistemas em seu estado natural, sua vida selvagem e sua população nativa, o que de certa maneira preserva esses ecossistemas constantemente visitados, mas não é estruturado para preservar o meio ambiente, mas sim para fins lucrativos.

Em 2003 o Brasil começou a contar com o Plano Nacional do Turismo (PNT), que tem como base a ética e a sustentabilidade, e vem auxiliado o governo a tomar atitudes ecologicamente corretas.

Existem hoje no país outros projetos de turismo sustentável como o da Bacia Hidrográfica de Maquiné, que visa à exploração do rio sem causar danos ao meio ambiente, organizando as atividades turísticas já existentes na região e mobilizando a população com esse fim, o projeto de união do Rio de Janeiro e Minas Gerais na luta pelo turismo sustentável, o Projeto Pega Leve, voltado à convivência responsável com o meio ambiente e respeito a ele, entre tantos outros projetos encontrados pelo país afora.

O Brasil ainda está dando os primeiros passos para o turismo sustentável, havendo ainda aqui uma maior preocupação com o ecoturismo do que com primeiro, mas algumas cidades já o adotaram como, por exemplo, a cidade de Bonito, situada no Mato grosso do Sul, sendo um dos grandes destaques do turismo nacional, adotou uma política sustentável a partir dos anos 90, quando começou a ser mais visitado e sentiu a necessidade de colocar regras no turismo para que não destruísse seus bens naturais.

No exterior também encontramos cidades que já adotaram o turismo sustentável como Oeiras em Portugal, Rimini na Itália, Nuernberg na Alemanha, Gent na Bélgica, Cremôna e Réggio Calabria na Itália, Antalya na Turquia, Viareggio na Itália, Namur na Bélgica, Termoli na Itália e Salsomaggiore Terme também na Itália, todas componentes da Rede Européia de Cidades para o Turismo Sustentável organizado no dia 8 de fevereiro de 2010 numa reunião em Bruxelas, a fim de proteger seus patrimônios naturais de um turismo mal estruturado.

O turismo sustentável e mesmo o ecoturismo são maneiras de proteger a vida mantendo a economia ativa, uma forma de unir responsabilidade ao desenvolvimento, sendo mais um passo para o tão almejado desenvolvimento sustentável.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

RESULTADO DO ICMS TURÍSTICO PARA 2013


ICMS TURÍSTICO BENEFICIARÁ MAIS DE CEM MUNICÍPIOS MINEIROS

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, divulga, nesta quinta-feira (08/11), listagem referente aos municípios habilitados a receberem parcela do ICMS Turístico, com base na arrecadação estadual de 2013. Neste ano, 119 municípios estão habilitados a receber o repasse em 2013, no ano passado foram 63 cidades, o que demonstra um crescimento de mais de 88%.

Pioneira no Brasil, a inclusão do critério Turismo no ICMS – resultado de esforço coletivo entre as Associações de Circuitos Turísticos e a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) – faz parte de uma estratégia maior que visa a descentralização de recursos e tem por objetivo incentivar investimentos no turismo municipal, promover melhorias nos serviços, aumentar o potencial turístico, oferecer mais atrações e, assim, conseguir manter o viajante por mais tempo nos destinos.

De acordo com a secretária adjunta de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, o grande número de aprovados nesta etapa é fruto do trabalho realizado pela SETUR, de orientação aos candidatos ao repasse. “Os representantes dos municípios receberam da equipe de Coordenação do ICMS Turístico da Secretaria de Turismo todo suporte para facilitar a compreensão da documentação exigida e dos prazos”.

Requisitos – Os requisitos mínimos para habilitação do município são: Participar de uma Associação de Circuito Turístico reconhecida pela SETUR/MG, nos termos do Programa de Regionalização do Turismo no Estado de Minas Gerais; ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo; possuir Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em funcionamento e possuir Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), em funcionamento. Também é desejável que o município participe nos critérios ICMS Meio Ambiente e Patrimônio Cultural da Lei Robin Hood.

ICMS Turístico - A inclusão do critério Turismo no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Minas Gerais é resultado de esforço coletivo entre as Associações de Circuitos Turísticos, por meio da Federação de Circuitos Turísticos, e Setur/MG.  Os Decretos nº 45403/2010 e 45625/2011 e a Resolução SETUR nº 06/2010 regulamentam a Lei nº 18.030, de 12 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a distribuição da parcela da receita do produto da arrecadação do ICMS pertencente aos Municípios.  O recurso oriundo do ICMS Turístico poderá ser investido em ações, programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico dos municípios.

Municípios - Estão habilitados para receber o repasse do ICMS Turístico a partir de janeiro de 2013, os municípios: Açucena, Alagoa, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Andradas, Angelândia, Antônio Carlos, Araporã, Araxá, Arcos, Argirita, Barra Longa, Barroso, Bom Repouso, Botumirim, Bueno Brandão, Buenópolis, Cachoeira de Minas, Cachoeira Dourada, Camanducaia, Cambuí, Campo Belo, Candeias, Capelinha, Capitólio, Caratinga, Carmo de Minas, Casa Grande, Cataguases, Catas Altas da Noruega, Cipotânea, Conceição da Barra de Minas, Consolação, Coronel Pacheco, Coronel Xavier Chaves, Córrego do Bom Jesus, Córrego Novo, Datas, Diamantina, Dom Silvério, Dona Euzébia, Dores de Campos, Durandé, Espera Feliz, Estrela do Indaiá, Eugenópolis, Extrema, Felício dos Santos, Gonçalves, Gonzaga, Grão Mogol, Guapé, Guaraciaba, Guarani, Ipanema, Ipatinga, Ipuiúna, Itabira, Itacambira, Itamarandiba, Itambacuri, Itamonte, Itanhandu, Itapeva, Jenipapo de Minas, Juiz de Fora, Ladainha, Lagoa Dourada, Lagoa Santa, Leopoldina, Lima Duarte, Manhumirim, Matutina, Minas Novas, Munhoz, Muriaé, Natércia, Nova Lima, Novo Cruzeiro, Paraisópolis, Passa Quatro, Piedade de Caratinga, Pirapora, Pompéu, Pouso Alegre, Presidente Juscelino, Presidente Kubitschek, Raposos, Resende Costa, Ressaquinha, Rio Acima, Rio Doce, Santa Rita de Minas, Santa Rita do Sapucaí, Santana do Manhuaçu, Santo Antônio do Grama, São Domingos do Prata, São Francisco, São João Batista do Glória, São José do Divino, São Miguel do Anta, São Thomé das Letras, São Tiago, Sapucaí Mirim, Senador Amaral, Senador Modestino Gonçalves, Senhora de Oliveira, Serra da Saudade, Serranópolis de Minas, Sete Lagoas, Tocos do Moji, Três Marias, Três Pontas, Turmalina, Ubaporanga, Uberlândia, Varginha, Viçosa e Virgolândia.

Parabéns aos municípios de Eugenópolis e Muriaé que estão habilitados para receber o repasse do ICMS Turístico a partir de janeiro de 2013.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

7º ECONTRO DE HOTELARIA MINEIRA

Um setor pujante em franco crescimento

3º Seminário de Gestão Hoteleira
Capacitação Profissional, Gestão de Negócios, Networking
 
Será realizado no dia 13 de novembro de 2012 o 7º Encontro de Hotelaria Mineira e o 3º Seminário de Gestão Hoteleira. O evento será realizado no Centro de Convenções CDL BH, na Av. João Pinheiro, 495.

A inscrição é gratuita e o número de vagas é limitado!

As Inscrições já estão abertas e devem ser feitas através do site:

Faça já sua inscrição já!

Obs: O evento é exclusivo para profissionais do setor hoteleiro.

Mais informação veja o cartaz abaixo:

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

II SEMINÁRIO DE CONSERVAÇÃO EM TERRAS PRIVADAS NA SERRA DO BRIGADEIRO


A Associação Amigos de Iracambi (OSCIP) lhe convida para participar do II SEMINÁRIO DE CONSERVAÇÃO EM TERRAS PRIVADAS NA SERRA DO BRIGADEIRO que acontece no dia 26 de outubro (sexta-feira) na sede do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (MG), dás 08:30 ás 16:00 horas. O objetivo deste evento é socializar iniciativas e criar oportunidades em prol do fortalecimento do Pagamento por Serviços Ambientais na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Sua participação será de extrema importância para que possamos desenvolver ações coletivas de preservação ambiental na região. Será servido aos participantes: café da manhã, almoço e café da tarde. Por favor, confirmar presença até o dia 19/10 pelo e-mail: associacao@iracambi.com ou pelo celular: (32)8438-5995, falar com Gustavo Toledo.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012

Resultados das eleições 2012 nos municípios associados ao Circuito Turístico Serra do Brigadeiro

Dos onze municípios associados ao Circuito Serra do Brigadeiro três deles tiveram seus prefeitos reeleitos: Dr. Carlos de Fervedouro; Trovão de Pedra Bonita e; Nei de Vieiras.

Outros três foram eleitos candidatos apoiados por atuais prefeitos: Nautinho de Ervália; Jorginho de Eugenópolis e; Aloysio Aquino de Muriaé.

E em cinco dos municípios os eleitores resolveram mudar o representante do executivo municipal: Abelarzinho de Antônio Prado de Minas; Mauri Ventura de Divino; Mirim de Miradouro; Pablo da Laninha de Patrocínio do Muriaé e; Cristovam Gonzaga de Rosário da Limeira).

terça-feira, 11 de setembro de 2012

ENATUR 2012

No dia 04 de setembro de 2012 foi realizado na cidade de Viçosa o ENATUR - Encontro de Articulação Regional do Turismo Mineiro

A Secretaria de Estado de Turismo realizou na cidade de Viçosa MG, terça-feira passada (04/setembro) o Encontro de Articulação Regional do Turismo Mineiro. O Encontro faz parte das ações incluídas na política de turismo implementadas pelo Secretário de Turismo Agostinho Patrus Filho que substituiu a Érica Drumond.

A iniciativa conta com o apoio do Ministério do Turismo, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais e das Associações de Circuitos Turísticos do Estado.

Os encontros serão realizados até abril de 2013 nos 46 Circuitos Turísticos mineiros certificados pela Setur MG e tem o objetivo de promover a qualificação do setor público e privado dos municípios inseridos no Programa de Regionalização de Minas Gerais sobre a gestão pública municipal para desenvolvimento da atividade turística. Além disso, entidades, empresários e parceiros do trade local receberão treinamento para inserção de dados no Portal do Turismo Mineiro (www.minasgerais.com.br) e no Cadastramento dos Prestadores de Serviços Turísticos, o CADASTUR.

A estimativa é de que mais de 400 municípios sejam sensibilizados por meio do ENATUR, uma ação que visa dar apoio técnico para o fortalecimento dos destinos turísticos mineiros na promoção e no desenvolvimento do turismo local, de forma planejada e sustentável.

Opinião:

Na Serra do Brigadeiro existem três circuitos turísticos: Serra do Brigadeiro, Serras de Minas e Montanhas e Fé. Ao organizar o evento ENATUR na região da Serra do Brigadeiro a SETUR MG desmembrou o Circuito Turístico Serra do Brigadeiro dos demais (Serras de Minas e Montanhas e Fé).

Com essa separação o Circuito Serra do Brigadeiro ficou junto com o Circuito Serras e Cachoeiras. Gostaria de deixar claro que não tenho nada contra nenhum desses circuitos turísticos, ao contrário, são nossos parceiros e amigos, mas não consigo entender o que levou a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais a agir dessa forma.

Não sei o critério utilizado pela SETUR para tal separação, nem fomos consultados sobre o assunto, simplesmente organizaram o evento dividindo o turismo da Serra do Brigadeiro.

Somente deixo aqui minha opinião sobre o assunto!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

TURISMO PEDAGÓGICO: CIRCUITO TURÍSTICO SERRA DO BRIGADEIRO VISITA PROPRIEDADES RURAIS

Sinalização Turística - Turismo de Base Comunitária

Integrantes da equipe do GAIA, juntamente com participantes do projeto 

Atividade em grupo coordenada pelo GAIA
Circuito Turístico Serra do Brigadeiro participa de visita – Turismo Pedagógico – a sete propriedades rurais nos distritos de Belisário e Pirapanema

Na ultima sexta-feira, dia 31 de agosto de 2012, a convite do GAIA, o Circuito Turístico Serra do Brigadeiro participou de uma visita – Turismo Pedagógico – a sete propriedades rurais da agricultura Familiar para conhecer o projeto que está sendo desenvolvido através do programa Ecos da Mata, do Grupo Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (GAIA).

O projeto visa auxiliar na “Adequação Física” e “Qualificação dos Prestadores de Serviços” para estruturação física e da mão de obra das propriedades rurais, onde a visitação pública já vem ocorrendo, oferecendo assim, melhoria na qualidade dos serviços oferecidos pelos agricultores. O projeto vem sendo executado em propriedades rurais nos distritos de Pirapanema e Belisário em Muriaé; Monte Alverne, em Miradouro e; Bom Jesus do Madeira, em Fervedouro.

Foram visitadas as seguintes propriedades:

Fazenda Monteiro / Belisário
Atividades: Apiário e Moinho D’Água
Proprietário: Sr. Elson Clemente Pereira e D. Marli
Tel: (32) 3711-1150

Fazenda Monteiro / Belisário
Atividades: Piscicultura Ornamental
Proprietário: Elói Clemente
Tel: (32) 3711-1110

Sítio Paisagem do Itajuru / Belisário
Atividades: Bordados, Doces Artesanais e Lazer
Proprietário: Sr. Marco e D. Vanilda
Tel: (32) 8457-7478

Sítio Açaí da Serra / Belisário
Atividades: Retirada de Leite, Manuseio do Café e Doces Artesanais
Proprietário: Sr. Gilson e D. Lena
Tel: (32) 8440-8644


Cantinho da Amizade / Belisário
Atividades: Produção e Degustação de Cachaça e Garapa e Artesanato
Proprietário: Sr. Vicente e D. Adir
Tel: (32) 8440-8644

Sítio Bom Estar / Pirapanema
Atividades: Produção de Suco de Polpa de Frutas, Degustação e Lazer
Proprietário: Sr. Valdinei e D. Regiane

Fazenda Cafarnaum / Pirapanema
Atividades: Retirada do Leite, Lazer e Camping
Proprietário: Sr. Arley Baesso e D. Regina

Veja abaixo as fotos registradas nas visitas:
Participantes da visita pedagógica às propriedades rurais

Fazenda Monteiro - Apicultura

Fazenda Monteiro - Piscicultura

Sítio Paisagens do Itajuru

Artesanato em crochê

Sítio Açaí da Serra: degustação de leite direto da teta da vaca

Cantinho da Amizade: Cachaça destilada em alambique de cobre

Sítio Bom Estar: degustação de suco de polpa de fruta

Proprietário da Fazenda Cafarnaun recepciona visitantes

Mesa com diversos produtos fabricados artesanalmente

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTO

INTENÇÃO DE VOTO



INTENÇÃO DE VOTO - O maior Portal de Enquetes Eleitorais do Brasil - Eleições 2012 - www.intencaodevoto.com.br

Intenção de Voto é o maior portal de enquetes eleitorais do Brasil com o intuito de traçar cenários políticos em todos os municípios do País.
Mostramos aos eleitores em tempo real a opinião da população permitindo que todos possam participar das enquetes.

Vote você também, deixe sua opinião registrada!

ELEIÇÕES 2012

Campanha: Eleições Limpas


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SICONV ESTÁ ABERTO PARA CADASTRAMENTO DE PROPOSTAS

O cadastro fica aberto até o dia 6 de setembro no Sistema de Gestão de Convênios de Repasse – SICONV

O Siconv já está aberto para cadastramento de propostas que tenham como objetivo atender, em três importantes programas da atividade turística, às cidades-sede da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo da FIFA 2014, entorno e destinos consolidados com fluxo turístico nacional e internacional.

O prazo para cadastramento vai até 06/09. Os programas são os seguintes:

- Desenvolvimento e Integração da Produção Associada ao Turismo
- Fomento ao Turismo de Base Local
- Qualificação Profissional dos Serviços Turísticos

São elegíveis propostas apresentadas por entidades da Administração Pública Municipal, Administração Pública Estadual ou do Distrito Federal, empresa pública/sociedade de economia mista, desde que atendam aos critérios estabelecidos para os programas. As exigências estão listadas na página do SICONV.

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

EXPOVIEIRAS 2012 – 11º CONCURSO LEITEIRO

Veja cartaz abaixo:

12ª FABEL – FEIRA DA AMIZADE DE BELISÁRIO

Veja cartaz abaixo:

quarta-feira, 18 de julho de 2012

GOVERNO FEDERAL FARÁ MELHORIAS EM MAIS DE 200 AEROPORTOS REGIONAIS

Prévia do Plano de Aviação Regional foi apresentada nesta segunda-feira (16), em Brasília

Brasília (DF) – Sessenta e cinco destinos considerados indutores da atividade turística no Brasil serão contemplados direta ou indiretamente pelo Plano de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil (SAC). A indicação foi feita pelo Ministério do Turismo, integrante do grupo de trabalho que elabora o pacote de medidas da SAC. O assunto foi pauta de reunião entre MTur e representantes das secretarias estaduais de Turismo realizada na tarde desta segunda-feira (16), em Brasília (DF).

Ao todo, terminais de mais de 200 municípios brasileiros serão construídos, ampliados ou modernizados. Além da qualificação em infraestrutura, o plano deve contemplar também investimentos em processos de gestão. Segundo o gerente de Política de Serviços Aéreos da SAC, Gustavo Fleury, a meta é ampliar de 71% para 94% o percentual de brasileiros atendidos por aeroportos no país.

“A movimentação dos aeroportos brasileiros cresceu cerca de 40% nos últimos anos, e muito se deve ao turismo”, assegurou Gustavo. A participação do MTur no processo de mapeamento de rotas que podem potencializar o turismo no Brasil “vai garantir que o pleito do setor seja contemplado ao máximo, considerando o dinamismo do mercado e o potencial de cada localidade”, garantiu.

O estudo analisou cerca de 150 municípios brasileiros atendidos pela aviação regular no país, quantidade de rotas disponíveis, infraestrutura dos terminais e critérios de acessibilidade (integração com outros modais de transporte). O plano está sendo preparado pela SAC com a participação do MTur, MPOG, Anac, Infraero e governos estaduais.


ASCOM MTur

Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055 
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

sexta-feira, 6 de julho de 2012

PRODUTOS ORGÂNICOS

Melhor para a vida de todos e do planeta

Promover qualidade de vida com proteção ao meio ambiente. Este é o objetivo da produção orgânica vegetal e animal. Sua principal característica é não utilizar agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. Para ser considerado orgânico, o processo produtivo contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. O Brasil já ocupa posição de destaque na produção mundial de orgânicos.

Dois conceitos são fundamentais na produção orgânica: a relação de confiança entre produtor e consumidor e o controle de qualidade. O selo SisOrg é obtido por meio de uma Certificação por Auditoria ou por um Sistema Participativo de Garantia. Os agricultores familiares são os únicos autorizados a realizar vendas diretas ao consumidor sem certificação, desde que integrem alguma organização de controle social cadastrada nos órgãos fiscalizadores.

A Coordenação de Agroecologia (Coagre), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), é o setor do Ministério da Agricultura que responde pelas ações de desenvolvimento da agricultura orgânica. Tem como funções a promoção, o fomento, a elaboração de normas e a implementação de mecanismos de controle. Visite também o site www.prefiraorgânicos.com.br, mantido pelo ministério.

PLANO SAFRA 2012/2013 ASSEGURA VALOR RECORDE DE R$22,3 BILHÕES PARA AGRICULTURA FAMILIAR

Lançado nesta quarta-feira, 4, pelo ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013 prevê recursos da ordem de R$ 22,3 bilhões para a safra atual, que começa neste mês de julho. O valor destinado para a agricultura familiar é recorde. Diante de um salão lotado no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da presidenta Dilma Rousseff, de ministros, governadores, senadores e outras autoridades, além de agricultores familiares e representantes de movimentos sociais ligados ao meio rural, o ministro e a presidenta destacaram os avanços do Plano Safra deste ano.

Apenas em crédito para investimento e custeio, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), serão disponibilizados R$ 18 bilhões aos agricultores familiares. A presidenta afirmou, porém, que o valor não é o limite do governo. “Se forem necessários mais de R$ 18 bilhões se a demanda dos agricultores familiares for maior, eles terão mais de R$ 18 bilhões”, garantiu Dilma.

Compras garantidas

O novo Plano Safra amplia os valores de crédito oferecido e também a garantia de compras por parte do governo. Para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que prevê compras pela Conab para os estoques nacionais, os recursos serão de R$ 1,1 bilhão. Durante o lançamento do plano, a presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto que regulamenta a nova modalidade de compra  do PAA, que permite que estados e municípios passem a adquirir produtos diretamente dos agricultores familiares. Em coletiva à imprensa, após o anúncio das medidas, Pepe Vargas explicou que a ação ampliará as vendas da agricultura familiar, cujos produtos agora poderão ir para restaurantes de órgãos públicos, universidades estaduais e hospitais públicos, entre outros.

Já para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), os recursos destinados para as compras de produtos da agricultura familiar por escolas públicas passam a ser de R$ 1,2 bilhão. Durante a cerimônia no Planalto, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou uma resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que eleva o limite de compras por agricultor. Agora, cada produtor poderá vender até R$ 20 mil em produtos por ano às escolas públicas. Mais que o dobro do valor anterior que era de R$ 9 mil. Além da ampliação do limite, os editais do Pnae também poderão ser publicados na Rede Brasil Rural (RBR), ferramenta virtual criada pelo MDA para auxiliar na comercialização dos produtos da agricultura familiar.

Alex Atala

Durante o lançamento do Plano Safra 2012-2013, o MDA assinou um protocolo de intenções com o chef paulista Alex Atala, um dos mais renomados do mundo. O acordo tem como objetivo qualificar empreendimentos da agricultura familiar para que eles passem a ser fornecedores da rede varejista, de modo a promover a valorização da agricultura familiar brasileira no mercado gastronômico. O MDA e a agricultura familiar ganham, assim, um importante aliado.

Atala é dono do quarto melhor restaurante do mundo (D.O.M.), segundo o ranking deste ano da revista especializada inglesa Restaurant. O chef lançou recentemente uma marca de produtos feitos por agricultores familiares, a Retratos do Gosto. O primeiro produto oferecido é um tipo de miniarroz, mas ele quer expandir a linha. O chef afirma que o intuito da empreitada não é lucrar – ele vai reinvestir os ganhos nas propriedades de seus fornecedores. Atala acredita que os produtos locais são mais saborosos e quer ajudar no desenvolvimento da agricultura familiar.