segunda-feira, 21 de novembro de 2011

MURIQUI É CANDIDATO A MASCOTE DAS OLIMPÍADAS NO RIO EM 2016

Muriqui: Considerado o maior primata das Américas
Rio lança campanha para que o primata se torne símbolo do evento

Muriqui, o maior primata das Américas é o escolhido pelo governo do Rio como um dos candidatos a mascote da Olimpíada de 2016. A campanha para que o animal ameaçado de extinção se torne símbolo dos Jogos foi lançada no dia 26 de outubro.

De acordo com André Ilha, presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), a escolha será importante para ajudar na preservação da espécie. "Além de chamar a atenção para a preservação do animal, o muriqui é solidário e atua harmoniosamente em equipe, o que reforça sua identificação com o ideal olímpico", disse Ilha. Hoje, há somente 1,3 mil animais da espécie no país.

O projeto de fazer o muriqui o mascote dos Jogos do Rio conta com o apoio do grupo EBX, de Eike Batista. Atores como Camila Pitanga, Marcos Pasquim, Sérgio Marone, o compositor Chico Buarque e o chef francês Claude Troigros são alguns dos apoiadores.

O mascote oficial da Olimpíada será escolhida em 2012. Depois, há a possibilidade de o nome do símbolo ser escolhido pelo público.

Algumas das principais populações dessa espécie estão protegidas em Unidades de Conservação distribuídas em região de Mata Atlântica nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Bahia. Localizado na Zona da Mata Mineira (Sudeste de Minas), o Parque Estadual Serra do Brigadeiro é um desses refúgios que abriga a espécie e é considerado o habitat onde existe a maior população de muriqui do norte, com 350 indivíduos catalogados.

O Circuito Turístico Serra do Brigadeiro é uma associação que busca desenvolver o turismo na região. Onze municípios compõem a bela região turística, sendo que seis desses possuem parte de seus territórios ligados ao Parque da Serra do Brigadeiro.

A espécie

De nome tupi-guarani significa 'gente que bamboleia, que vai e vem', a espécie ficou conhecida como o “povo manso” da floresta, em virtude de seus hábitos solidários e de permanência em grupo. Ele é considerado o maior primata do continente americano e maior mamífero endêmico do país, podendo atingir até 1,5 m de altura.

Ele vive exclusivamente na Mata Atlântica e se divide em duas espécies: o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) que ocorre nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia, e o muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) que ocorre nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e parte do Paraná.

De hábito pacífico, raro entre primatas, não costuma competir diretamente por alimentos e fêmeas. Uma de suas características mais marcantes é o fato de gostarem de abraçar uns aos outros. Os animais costumam se abraçar em grupo, pendurados pelas caudas, num grande abraço coletivo.

Com grande importância ecológica como dispersor de sementes, o animal já foi escolhido como símbolo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) da Unesco.

Acesse o site da campanha: http://www.youtube.com/watch?v=rbobMZpvqe0

Nenhum comentário:

Postar um comentário