Foto: Daniele Sousa / MDA |
Talentos do Brasil comercializa R$ 37 mil no primeiro dia do Salão do Turismo
No primeiro dia do 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, o Mercado da Agricultura Familiar comercializou mais de R$ 31 mil em produtos do Talentos do Brasil Rural. O espaço Talentos do Brasil – Moda vendeu mais de R$ 6 mil, superando a expectativa no primeiro dia do maior evento de turismo da América Latina.
Os empreendimentos que participam do evento deste ano – selecionados por chamada pública – comercializam alimentos e bebidas do Projeto Talentos do Brasil Rural como parte de uma estratégia mercadológica para impulsionar a inserção dos produtos agroindustriais no mercado do turismo.
O Mercado da Agricultura Familiar conta com mais de 70 tipos de produtos, entre hortifrúti orgânicos, legumes e verduras diferenciadas e “in natura”. Já no espaço da Moda, roupas e acessórios com matérias primas sustentáveis feitas por artesãs da agricultura familiar do Projeto Talentos do Brasil.
“Este ano, o espaço está mais bonito, mais bem estruturado, estamos sendo procurados pelo público que consome nossos produtos aqui e os que perguntam tudo sobre nosso trabalho, interessados em fazer pequenas lojas em hotéis, pousadas”, diz Cleni Campos, uma das expositoras do espaço Talentos do Brasil – Moda.
Cleni é artesã e participa de todas as etapas de produção e administração da Cooperativa Lã Pura (RS), que participou de todas as edições do Salão do Turismo. Ela observa que os visitantes do evento encontram grande diversidade em todo o Salão e essa variedade de produtos brasileiros também está representada no espaço de moda, que reúne desde peças para o frio, feitas na região Sul, como as roupas de lã, até os acessórios de verão, como os chapéus de praia e as pulseiras da região Norte.
Vitrine para a agroindústria e o turismo
O agricultor familiar Mariano Azevedo participa pela primeira vez do evento com o café orgânico Serras da Chapada. O café que Azevedo levou para o Salão do Turismo é produzido pela Cooperativa de Produtos Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), região mais alta da Bahia.
O produto tem o Selo da Agricultura Familiar, além de todas as características e qualidades de um produto orgânico (sem adubo químico nem agrotóxico, recebe cuidados especiais de higiene em todas as etapas de processamento e sua cultura é feita com a preocupação em preservar a flora e a fauna da região). “Nosso produto tem qualidade e agrega valor”, diz Brígida Salgado, agricultora familiar e diretora da Cooperbio. Ela conta que, para a comercialização do café, a cooperativa começou a trabalhar os rótulos e as embalagens, visando eventos e oportunidades futuras, como a possibilidade de colocar o produto em bares, restaurantes e empreendimentos que atendem a turistas.
A participação dos agricultores familiares no 6º Salão do Turismo representa uma oportunidade para que possam promover e comercializar seus produtos aos consumidores, realizar negócios, além de ampliar a rede de relacionamento com o mercado do turismo - hospedagens, bares, restaurantes, agentes de viagens e operadores de todo o Brasil.
O valor comercializado no Mercado da Agricultura Familiar no ano passado, no 5º Salão do Turismo, chegou a R$ 238. 476,00 em cinco dias de evento. A expectativa de negócios futuros foi calculada em torno de R$ 4.609.940,00.
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