sábado, 22 de julho de 2017

CIRCUITO TURÍSTICO SERRA DO BRIGADEIRO-ABRIGA REALIZA REUNIÕES PARA APRESENTAR A VOLTA DO BRIGADEIRO






As reuniões foram realizadas com representantes do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na sede do parque e em Viçosa com os representantes do Circuito Serras de Minas.

Na última quinta-feira, dia 20 de julho de 2017 o Circuito Turístico Serra do Brigadeiro realizou duas visitas para apresentação do projeto Volta do Brigadeiro que se encontra em uma de suas ultimas fases para conclusão. 
A apresentação do projeto contou com a participação do gestor do Circuito Serra do Brigadeiro, Marco Antônio Barros e do consultor do projeto Eduardo Almeida, sócio proprietário da XCycle Lub. 
A primeira reunião foi realizada na sede do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro – PESB – e contou com a presença de José Roberto, gerente da unidade de conservação, funcionários da administração e de Fabrício Marcolino condutor de trilhas e funcionário do parque.
Já a segunda reunião foi realizada na cidade de Viçosa. Estavam presentes na reunião os representantes da diretoria do Circuito Serras de Minas, Sérgio Vitarelli e Renato Miranda, entre outros; também o representante do Circuito Montanhas e Fé, Marcílio Medeiros.

Segundo Marco Antônio Barros a reunião foi muito positiva, pois obteve apoio para o projeto, tanto por parte da gerência do Parque do Brigadeiro, quanto por parte dos representantes dos Circuitos Turísticos vizinhos.



José Roberto gerente do Parque do Brigadeiro

Fabrício Marcolino funcionário do Parque do Brigadeiro e condutor de trilhas

Representantes dos Circuitos Serra do Brigadeiro, Serras de Minas e Montanhas e Fé

Apresentação do projeto da Volta do Brigadeiro

Projeto Volta do Brigadeiro:
O projeto visa criar um roteiro turístico que percorre o perímetro do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro - PESB.
A criação da rota é fruto do curso oferecido pela BrazilFoundation e patrocinado pela Votorantim que resultou no projeto desenvolvido por Marco Antônio, tendo como proponente o Circuito Serra do Brigadeiro.
No roteiro os participantes terão um banco de dados disponível em site, com mapa para download eletrônico e uso online, com informações sobre pousadas, locais de alimentação, bares, restaurantes, postos, oficinas e demais elementos necessários ao sucesso do cumprimento da rota. Foi desenhado um passaporte, onde os participantes que cumprirem o percurso proposto receberão o certificado de realização da Volta do Brigadeiro. Inicialmente a rota será realizada apenas através de GPS e por aplicativos no smartphone, mas já está sendo articulado com parceiros o apoio para implantação de placas de sinalização de toda a rota.
São cinco modalidades propostas para a rota da Volta do Brigadeiro, onde o participante poderá executá-la a pé, a cavalo, com veículos 4x4, quadriciclo e bike. A rota possibilitará aos aventureiros e agências de receptivo, escolher seu próprio roteiro, podendo percorrer em etapas e/ou quantos dias preferir, apenas montando o próprio planejamento.

Além do ecoturismo a rota possibilitará roteiros de turismo rural, rotas de igrejas, entre outros.

Escolha a sua maneira de se aventurar!

Texto: Leo Lima