segunda-feira, 24 de outubro de 2011

VERBA DESCENTRALIZADA VAI DIRETO PARA MUNICÍPIOS

Iniciativa faz parte das ações da Embratur para estimular que os turistas que vêm ao Brasil em 2014 conheçam outros destinos, além das cidades-sede

Rio de Janeiro (RJ) – Durante reunião com a direção da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, anunciou que, além da verba descentralizada para estados, o governo vai repassar verba diretamente para que os municípios façam divulgação de seus destinos turísticos no exterior. A reunião ocorreu esta quinta-feira (20), na Feira América da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

A medida começa a valer no ano que vem, por meio de um edital. “Convido a Anseditur a participar da elaboração do edital, para que tenhamos critérios transparentes de escolha”, afirmou Flávio Dino. “Infelizmente, a Embratur não tem recursos para atender os mais de 5.560 municípios brasileiros. Portanto, teremos de fazer um edital, que é a forma mais democrática e clara de escolher um grupo de municípios para serem atendidos.”

O presidente da Anseditur, Luiz Fernando Moraes, saudou a novidade: “É importante que o maior número de municípios possa ser beneficiado com esse tipo de iniciativa”, afirmou.

Flavio Dino ainda comentou as iniciativas para a Copa do Mundo, voltadas para ampliar a visibilidade do maior número de municípios possível. A Embratur está criando, por exemplo, roteiros descentralizados, associados às 12 cidades-sedes, para incentivar o turista a viajar mais, entre um jogo e outro.

ASCOM EMBRATUR


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

IDÉIAS NO AR

Ministro Gastão Vieira almoça com presidentes de companhias aéreas e ganha apoio para desenvolver turismo social

Rio de Janeiro, RJ - Durante almoço reservado com presidentes de companhias aéreas brasileiras, na Feira das Américas, no Rio de Janeiro, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, ganhou apoio dos empresários em sua intenção de desenvolver projetos de turismo social e para a baixa estação.

“É preciso viabilizar uma forma de estimular o turismo doméstico e oferecer à Classe C boas opções de consumo no setor. Podemos usar a baixa temporada e horários alternativos para oferecer oportunidades de angariarmos novos turistas brasileiros”, comentou Vieira.

O ministro desafiou os empresários para apresentar boas ideias para alavancar o setor. “Tenho buscado falar menos, ouvir mais e trabalhar com eficiência. Minha meta é ouvir uma boa ideia por dia. Quero aprender sempre mais, colhendo informações para formatar boas políticas públicas de turismo”, explicou Vieira.

Participaram do almoço os presidentes da TAM, Líbano Barroso, da Azul, Pedro Janot, da Avianca, José Efromovich, e os vice-presidentes Comercial e de Marketing da Gol, Eduardo Bernardes e Ricardo Khauaja.

Durante o almoço o ministro lembrou que está trabalhando junto ao Ministério das Relações Exteriores para facilitar a obtenção de visto para turistas estrangeiros.

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

ALÉM DA COPA

Ministro do Turismo defende a implantação de políticas que coloquem o setor entre as principais forças econômicas do país

Rio de Janeiro, RJ - “Temos certeza de que não vamos perder a grande oportunidade. Desafios serão vencidos e consolidaremos uma grande política de turismo para o país”. Com essa afirmação, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, defendeu, em discurso na abertura da Feira das Américas – Abav 2011, a implementação de políticas que olhem além dos grandes eventos internacionais que serão realizados no Brasil.

"A cada lugar que visito tenho mais convicção de que as coisas estão caminhando bem, no sentido de colocarmos o turismo entre as principais forças econômicas do país", disse o ministro. A cerimônia teve a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim.

Os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e os benefícios econômicos e sociais da competição foram o foco dos discursos das autoridades presentes. Eduardo Paes disse que não tem dúvidas de que o Brasil realizará um grande evento e que este deixará avanços importantes como legado. “Vamos fazer tudo certo e de forma sustentável”.

O presidente da Abav fez um discurso de despedida, já que deixa a entidade depois de quatro anos de gestão. Ele defendeu que os investimentos não se concentrem apenas em infraestrutura, mas atendam também às necessidades dos cidadãos nas áreas da saúde e da educação, por exemplo.

A feira da Associação Brasileira das Agências de Viagens está sendo realizada entre os dias 19 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro, no Riocentro. Como evento paralelo, acontece o 39º Congresso de Agências de Viagens. Ele terá palestras e oficinas para profissionais do setor. O Ministério do Turismo participa com um estande, onde serão prestadas informações sobre os programas e ações da pasta.
ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo  

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A FÉ QUE MOVE TURISTAS

Segmento levou 6,6 milhões de brasileiros a viajar no último ano

Brasília, DF - Anualmente, 9,5 milhões de fiéis visitam a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, para visitar a basílica da cidade e pagar promessas de toda sorte, com todas as finalidades. No alto do mapa do Brasil, Juazeiro do Norte, no Ceará, é reduto de 2 milhões de pessoas a cada ano, que vão à cidade buscar a benção de Padre Cícero, o milagreiro do Nordeste. Ao Norte, o Círio de Nazaré arrasta 1,5 milhão de romeiros pelas ruas de Belém, a cada outubro.
 
Em 2010 a fé moveu 6,6 milhões de brasileiros até outros estados, 3,6% das 186 milhões de viagens domésticas registradas pelo Ministério do Turismo (MTur); e trouxe ao Brasil 250 mil fiéis de outros países, 0,5% dos 5,1 milhões de turistas estrangeiros registrados no ano.
 
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, comentou a importância do segmento para os brasileiros. “As festas religiosas estão entre as mais fortes expressões da cultura brasileira. o que diferencia um turista religioso de um turista interessado em aventura ou lazer, por exemplo, é a sua motivação: a fé. E cada vez mais, com a expansão do setor em nosso país, os brasileiros podem exercitar suas crenças”.
 
Conforme mapeamento da pasta, o turismo religioso tem 96 destinos em todo o Brasil, sendo 18 deles integrados aos 65 destinos turísticos indutores listados pelo MTur. Entre os 344 municípios listados no mapeamento, 177 possuem calendário fixo de eventos religiosos.
 
Segmentação - O turismo religioso caracteriza-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas. O segmento é - juntamente com o Turismo Cívico, o Turismo Étnico, e o Turismo Místico e Esóterico – um dos nichos do Turismo Cultural no Brasil.

Grupo de trabalho - Na primeira semana de setembro foi realizada em Juazeiro do Norte, no Ceará, Terra de Padre Cícero, a quarta reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso, implementado pelo MTur para buscar meios de estruturação do segmento.

ASCOM

Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055 
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

MOCHILA NAS COSTAS E O BRASIL NOS PÉS

Verificar o registro do albergue no Cadastur é um importante passo na hora da preparação da viagem.

Vários hostels têm piscina, acesso à internet, ar-condicionado e bares.

Os quartos nos albergues costumam ser coletivos, divididos entre o público masculino e feminino
Os albergues da juventude são ótimas opções para quem tem espírito aventureiro, quer viajar muito e gastar pouco. E são as mulheres que lideram esse ranking!

Brasília, DF – Para quem gosta mesmo de viajar e pretende economizar com os custos da viagem, uma opção é diminuir as despesas com a hospedagem, optando pelos albergues da juventude. Os albergues chegam a custar até metade do preço dos hotéis convencionais. Também conhecidos como hostels, eles são meios de hospedagem para pessoas de todas as idades, que tenham o espírito de aventura e a disposição para conhecer gente de todas as partes do país e do mundo.

A vantagem dos albergues não está só no preço. “Hoje em dia as pessoas escolhem os hostels pelo sentido da união, amizade, troca de conhecimento e intercâmbio cultural”, diz o presidente da Federação Brasileira de Albergues da Juventude, Carlos Augusto Alves.

Os hostels surgiram no Brasil na década de 60, com o movimento hippie e a geração “pé na estrada”. “Esse tipo de viajante continua em atividade, mas há um aumento considerável de famílias e casais nos albergues”, diz Alves. De acordo com a FBAJ, 57% das pessoas que se hospedam atualmente em albergues são mulheres, e a maioria do público tem entre 22 e 36 anos.

É importante lembrar de alguns detalhes: os quartos nos albergues costumam ser coletivos, divididos entre o público masculino e feminino. Mas com o aumento do número de famílias se hospedando em hostels, muitos passaram a oferecer também quartos para casais.  Outro detalhe é que alguns dos hostels adotam o toque de recolher, então se o hóspede chegar muito tarde, pode acabar ficando de fora.

Os albergues possuem sala de convivência e cozinha coletiva, onde o hóspede pode preparar as refeições. O café da manhã fica por conta do albergue. Além disso, vários hostels têm piscina, acesso à internet, ar-condicionado e bares.

Dica pro viajante

Na hora de montar o roteiro de viagem é importante verificar se o albergue escolhido está incluído no Sistema de Cadastro de Prestadores de Serviços do Ministério do Turismo - Cadastur: http://cadastur.turismo.gov.br/. Outra sugestão é conferir as dicas sobre passagens, transporte, bagagem, e dicas de cuidados com a saúde no site  http://www.viajelegal.turismo.gov.br/.

Albergues e campings ganham espaço

De acordo com o Estudo da Demanda do Turismo Internacional no Brasil, os campings e albergues estão em quarto lugar na preferência dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil. A participação desses meios de hospedagem aumentou de 1,4% para 4,3% no período de 2004 a 2010.

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055 
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo  

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

BRASIL É REELEITO MEMBRO DO CONSELHO EXECUTIVO DA OMT

Organização Mundial do Turismo anuncia o país entre os 31 membros com direito a voz e voto

Brasília, DF – O Brasil foi reeleito, nesta quinta-feira, membro do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), para o período de 2012 a 2015. O anúncio foi feito durante a 19ª Reunião da Assembléia Geral da organização, encerrada nesta quinta-feira (13), em Gyengjou, Coréia do Sul.

O Conselho Executivo da OMT é o órgão responsável pela tomada de decisões, em consulta com o secretário-geral da organização, para a implementação de resoluções e recomendações da Assembléia Geral. O conselho é composto por 31 estados membros da OMT, indicados por suas respectivas comissões regionais e eleitos durante a assembléia, para o período de quatro anos, sendo que metade de seus membros é renovada a cada dois anos. Todos os estados membros da OMT têm direito a participar das reuniões do conselho, mas somente os conselheiros tenham direito a voz e voto.

Durante o último mandato, entre 2008 e 2011, o Brasil atuou em grupos de trabalho da OMT, com destaque para o aquele criado para analisar a adoção das recomendações da ONU para a reestruturação da OMT; e o Grupo Restrito do Comitê de Resiliência do Turismo, criado em 2008, durante o período da crise financeira internacional, como instrumento para posicionar o turismo como alternativa para a recuperação econômica dos países.

Além do Brasil, Argentina, Colômbia, Jamaica e México são os representantes da região das Américas no Conselho Executivo da OMT.

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

CAMPINGS E ALBERGUES AMPLIAM ESPAÇO NO MERCADO

Os que se hospedam em casa de parentes ou amigos representam 27% e em casa alugada, 9,7%

Brasília, DF – Os campings e albergues ganharam espaço como meio de hospedagem na preferência dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil. A participação desses segmentos aumentou de 1,4% para 4,3% no período de 2004 a 2010. A constatação é do Estudo da Demanda do Turismo Internacional no Brasil, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo.

A pesquisa, relativa a 2010, mostra que os meios de hospedagem tradicionais – hotéis, pousadas, flats – são os escolhidos por 52,9% dos entrevistados. Os que se hospedam em casa de parentes ou amigos representam 27% e em casa alugada, 9,7%. Os campings ou albergues ficam em quarto lugar, apontados por 4,3% dos turistas estrangeiros que visitaram o país no ano passado.

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

INVETÁRIOS INOVADORES


Municípios baianos realizam levantamento de atrativos turísticos, acrescentando novos elementos à metodologia desenvolvida pelo MTur

Brasília, DF – As secretarias de Turismo de Itacaré e Ilhéus, na Costa do Cacau, na Bahia, estão mapeando os atrativos, equipamentos e oferta de serviços turísticos locais. A metodologia do inventário, com a concepção e execução baseadas em conceitos de inovação, foi validada pelo Ministério do Turismo como um dos projetos-piloto, e servirá de modelo para outros municípios brasileiros.

“Ao habilitar os inventários como projeto-piloto, o ministério reconhece a importância das atividades realizadas em Ilhéus e Itacaré, já que estas servirão como experiências significativas para outros destinos no Brasil”, avalia a coordenadora geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro. Segundo ela, além da questão de sustentabilidade, a inserção destes elementos inovadores na metodologia do MTur, como por exemplo, a utilização dos tablets moderniza o processo de inventariação e agiliza as tomadas de decisão na implementação de políticas públicas.

O coordenador do projeto e membro do Núcleo de Inovação e Tecnologia – NIT da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Marco Aurélio Ávila, explica que foram inseridas inovações em todas as etapas do projeto. De acordo com o coordenador, os objetivos desse novo sistema tecnológico consistem em maximizar resultados, reduzir custos e minimizar impactos socioambientais gerados pelas atividades previstas na inventariação turística.

Entre as inovações, o coordenador destaca a parceria entre entidades públicas e privadas para financiamento do projeto, aliadas à inserção de novos recursos tecnológicos a fim de consolidar instrumentos de participação e sensibilização da comunidade, uns dos princípios norteadores do Inventário da Oferta Turística. Os inventários de Itacaré e Ilhéus estão sendo realizados pelas secretarias municipais de Turismo dos dois municípios em parceria com a Uesc e a empresa Bahia Mineração. 

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

MINISTRO REÚNE-SE COM SECRETÁRIOS DE TURISMO

Gastão Vieira pediu apoio do Fornatur para potencializar as ações do ministério para a Copa do Mundo

Brasília, DF - O ministro do Turismo, Gastão Vieira, quer aproveitar a mobilização de preparação do país para os grandes eventos internacionais para definir uma política de longo prazo para o turismo brasileiro.  Este foi um dos assuntos tratados nesta quarta-feira (5) em reunião, no Ministério do Turismo, com integrantes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur).

“A proposta é unir esforços com as secretarias de turismo e outros ministérios para trabalhar em projetos estruturantes que surtam efeitos mesmo depois da Copa e das Olimpíadas”, disse o ministro para uma platéia composta de 14 secretários estaduais de turismo.

Fortalecer e criar novos projetos para reduzir os efeitos da sazonalidade nos destinos turísticos e incorporar o público do programa Bolsa Família nos programas de qualificação e capacitação profissional são algumas das propostas apresentadas pelo ministro. Ele deu ênfase especial ao treinamento de mão-de-obra e disse que deverá incluir o turismo no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e nos projetos do Senac para a Copa de 2014.

O presidente do Fornatur, Domingos Leonelli, apresentou uma pauta de reivindicações ao ministro. Entre as demandas estão a participação das secretarias nos programas de treinamento profissional e a liberação de verbas para o financiamento dos projetos de formação de mão-de-obra dos próprios órgãos de turismo.

Esta foi a primeira reunião do ministro do Turismo com membros do Fornatur. A próxima deverá acontecer no dia 20 de outubro, durante da Feira das Américas – Abav 2011.

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

GASTRONOMIA NA SERRA – PIRAPANEMA






Artesanato

Restaurante

Bruno Augusto acompanhado da namorada e de amigos

Jader Pedrosa e amigos

José Paulo

Thaís

Pirapanema lotado durante a noite

“Gastronomia na Serra” fomenta o turismo no distrito de Pirapanema

No ultimo final de semana, entre os dias 06 e 09 de outubro, foram realizados simultaneamente três eventos que abrilhantaram Pirapanema, distrito de Muriaé: Gastronomia na Serra, Jazz & Blues na Serra e o Open de Parapente.

A alegria estava estampada em todos que visitaram o lugar nesse final de semana. Havia uma satisfação generalizada mediante ao sucesso do evento: desde os organizadores, a comunidade, os comerciantes e os visitantes.

O Circuito Turístico Serra do Brigadeiro estava presente no evento, representado por seu presidente, Cléber Paradela e pelo assessor de comunicação, Marco Antônio Barros e Juliana Barbosa da Be Happy e nova gestora do circuito.

Em depoimento o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Muriaé – COMTUR, Marco Antônio Barros parabenizou a equipe que trabalhou para realização do evento, a comunidade de Pirapanema que se empenhou e apoiou aos organizadores, o Núcleo de Turismo de Pirapanema, em particular a pessoa do Sr. Jader Pedrosa, ao Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem que ofereceu cursos para capacitação dos moradores de Pirapanema, a Companhia Brasileira de Alumínios, que executou a obra de recuperação da estrada de acesso a Rampa de Vôo-Livre de Pirapanema e tantos outros anônimos que se dedicaram para que a Gastronomia na Serra de Pirapanema, o Jazz Blues e o Open de Vôo-Livre se tornassem uma realidade.

Marco Antônio também disse que são muitos os desafios e ainda a muito para ser feito, pois o turismo precisa ser planejado para médio e longo prazo e que o município de Muriaé precisará investir também em infra-estrutura para qualificar nosso turismo.

Pirapanema

Localizado a quinze quilômetros de Muriaé, Pirapanema está cercada por montanhas e margeada por remanescentes de Mata Atlântica, o ar puro e clima de região serrana proporcionam uma temperatura amena que agrada aos visitantes.

Arquitetura bucólica, típica da zona rural, ainda preservada, revela suas origens, identificam seu povo e ajudam a contar a história do lugar.

O desnível entre a sede do município de Muriaé e o distrito de Pirapanema proporciona ótimo refúgio para quem deseja buscar alívio num clima mais ameno. A região está numa área de transição, onde o relevo sinuoso, de montanhas suaves se depara com o paredão de montanhas mais escarpadas da serra. A cidade de Muriaé está numa altitude aproximada de 200 mts, enquanto que o distrito de Pirapanema entorno de 600 mts, o que propicia  uma variação na temperatura bastante considerável, podendo haver diferença entre 2º a 4º.

Pirapanema possui forte apelo para o turismo, principalmente:

  • Turismo de Aventura: destaque para a prática de vôo-livre;
  • Turismo Rural: com suas montanhas, cachoeiras e belas fazendas que resistiram ao tempo e foram preservadas;
  • Turismo de Observação: as pelas panorâmicas que podem ser apreciadas do distrito e da Rampa de Vôo-Livre;
  • Turismo de eventos: as festas tradicionais e agora com a “Gastronomia na Serra / Open de Parapente” tem tudo para ajudar a consolidar o turismo.

BELISÁRIO: VERDGE AVENTURAS E ANDA BRASIL

Veja abaixo roteiro de caminhada:

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

VERDGE AVENTURAS E ANDA BRASIL

VERDGE AVENTURAS divulga roteiro de caminhada homologado pela ANDA BRASIL.

Pra quem dizia que não tinha opção de turismo em Muriaé tai uma ótima oportunidade de conhecer as belezas do distrito de Belisário!

Participe e divulgue essa idéia!

Mais informações falar com Eliab:

Cel: (32) 8439-1995
Skype: Eliab.Souza.Clemente

Veja cartaz abaixo:

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MTUR VISITA INSTALAÇÕES DO SENAC EM BUSCA DE KNOW-HOW E PARCERIAS



Em busca de experiência: Ministro Gastão Vieira se reúne com diretores do Senac para conhecer projetos da instituição voltados à qualificação profissional

Rio de Janeiro, RJ - No segundo dia de agenda oficial no Rio de Janeiro, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, visitou as instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e se reuniu com diretores da instituição. A intenção é buscar know-how e parcerias para desenvolver um sistema de qualificação profissional voltada ao setor do turismo.

Segundo o ministro, sua estada no Rio de Janeiro foi muito produtiva e serviu para que ele entenda os problemas e busque ideias de soluções para alavancar o turismo. Vieira disse que o Ministério do Turismo (Mtur) tem muitos e bons projetos a colocar em aplicação e está em busca de outras experiências para utilizar na pasta.

“Temos um caminho enorme a trilhar e muitas possibilidades para desenvolver o turismo a partir de boas parcerias. Estou convencido de que visitar as cidades-sede da Copa do mundo será importante para colher este material que os governos locais estão desenvolvendo; assim, poderemos contribuir de maneira conjunta para o desenvolvimento do turismo brasileiro”, analisou o ministro.

Segundo o Diretor Geral do Senac Nacional, Sidney Cunha, as propostas do Senac para o Turismo são resultados de demandas colhidas junto a empresários e instituições do setor.

“Nossa instituição está preparada para contribuir com o Ministério do Turismo no que diz respeito à qualificação profissional. Temos os necessários instrumentos de descentralização, para que a oferta de cursos chegue a todos os lugares do Brasil, e experiência mais do que comprovada em formação educacional”, avaliou Cunha.

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

GASTRONOMIA NA SERRA / OPEN DE PARAPENTE – PIRAPANEMA – MURIAÉ MG

ANDA BRASIL

VERDGE AVENTURAS recebe homologação da ANDA BRASIL

A agência operadora em Ecoturismo de Belisário, distrito de Muriaé VERDGE AVENTURAS, teve homologada sua proposta junto a ANDA BRASIL, para executar uma caminhada no distrito, no dia 13 de novembro de 2011.

A convite realizado pelo Centro de Pesquisa e Promoção de Cultura - CEPEC, o Circuito Turístico Serra do Brigadeiro – ABRIGA (instância de governança regional), no dia 8 de fevereiro de 2011, participou, na cidade de Araponga, de uma reunião, cujo principal tema foi o de apresentar o projeto ANDA BRASIL, uma instituição qualificada como a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CAMINHADAS, atividades esportivas não competitivas e inclusão social.

A proposta da ANDA BRASIL é a de incentivar a criação de circuitos de caminhadas e registrá-los, passando estes a constar do calendário internacional de caminhadas, que congrega 50 países.

Os circuitos a serem reconhecidos devem cumprir certas exigências, tais como o de estabelecer um percurso de aproximadamente 10 km, ter caráter contemplativo, de preferência em trecho circular. Não pode ser competitivo e deve prever paradas para socialização do grupo, apresentações culturais, mostras de artesanato, culinária, etc.

Esse tipo de evento pode ser realizado espontaneamente, porém a sua agregação a ANDA BRASIL garante o credenciamento internacional, divulgação das caminhadas e demais atividades no portal eletrônico www.andabrasil.com.br e em livro que divulga todos os circuitos cadastrados no mundo, participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, divulgação em revistas e catálogos especializados, acesso ao mailing ANDA BRASIL com mais de 100 mil endereços eletrônicos, sistema de bonificações com certificados e brindes, progressiva e proporcional ao número de circuitos caminhados e uma caderneta internacional, que estimula o participante a registrar progressivamente cada circuito do qual participa, mudando a sua categoria após atingir determinados pontos.

É evidente que se trata de uma programação que contribui para receitas alternativas na área de artesanato, alimentação, pousadas, além de divulgação da região turística.

Para conhecer melhor a ANDA BRASIL, bem como os pré-requisitos a serem cumpridos, visite o seu site: www.andabrasil.com.br